Pular para o conteúdo principal

A fotografia tem a função de registrar em detalhes únicos a história dos humanos.

O fotógrafo tem olhar artístico e sensível para capturar a realidade através das lentes.

As fotos fazem parte da história da humanidade
A arte de fotografar é esplendorosa e tem uma longa história desde os primórdios que certamente fizeram as primeiras, de muitas tentativas até fazer nascer à imagem através da luz. Certamente deve ter sido uma grande emoção no momento desta descoberta fantástica que revolucionou o mundo gravado em fotos. Esta odisseia tem seus registros no século XVIII, mais precisamente no ano de 1826. Existem muitas controvérsias em relação ao pai da fotografia muitos atribuem ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, a própria história mostra que está criação maravilhosa de produzir imagens com luz é a soma dos esforços de muitos apaixonados, para desvendar o novo. Desafiar novos conhecimentos na tentativa para buscar a criação de algo importante que registrasse através das lentes luminosas os acontecimentos da vida dos humanos.
Contudo, o que seria mesmo esta arte magnífica denominada de fotografia? Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. (fonte Wikipédia)
Desde o século XVIII para cá quantas evoluções as gerações vêm acompanhando nas máquinas fotográficas. E, sobretudo, na arte de registar a história da humanidade e principalmente os momentos marcantes da vida pessoal, familiar e comunitária.


Ainda que haja as mais poderosas lentes de altíssimas resoluções moderníssimas, mas se não existirem os fotógrafos que amem a fotografia como arte; não existiriam infinidades de imagens que falam por si mesmas. Estas mesmas máquinas se tornariam quase inúteis nas mãos de quem não tenha a vocação artística de fotografar. Elas somente serão indispensáveis nas mãos dos que possuem o dom e a sensibilidade para capturar a realidade em detalhes singulares para gerarem marcos imprescindível para transcenderem no tempo. Existem imagens que são verdadeiros ícones pesquisas dos fatos relevantes da história universal da humanidade.

Percorrendo as redes sociais se percebe quantas belas fotos existem postadas e todas foram clicadas por meio dos fotógrafos anônimos, amadores, profissionais e os talentosos. Todos eles fazem as redes sociais mais coloridas, alegres, construindo um mundo que faz muita gente confundir o fantasioso ao real.

As fotos sejam profissionais ou amadoras registram uma época,uma história e geram repercussões.

Dependendo do que se clica e posta seja de alta resolução ou simplesmente um click casual, mas que gerou uma imagem, se mostra fatos reais. Contudo, muitas vezes promove repercussões imagináveis. Se não houvesse os fotógrafos profissionais e infinidades de pessoas que fotografam de tudo que a mente tenha capacidade de imaginar.  As nossas redes sociais não seriam divertidas, coloridas e animadas. As fotos sejam elas dos profissionais ou não, elas fazem os internautas se prenderem horas e mais horas para apreciar e analisar. Estas imagens chegam instantaneamente na mesma velocidade da internet trazendo as notícias em tempo real e suas imagens que traduzem as manchetes dos noticiários.


Uma fotografia da família Barros no Brasil de data imprecisa.
Quantas fotos são objetos de embates políticos e ideológicos, dos grandes litígios em tribunais exigindo direitos autorais. São motivos de alegria, tristeza, raiva, indignação, emoção e choro.  Elas servem também para reescrever a história de maneira correta e não deturpada. Enfim, elas servem para fazer muitas leituras dos fatos e da realidade de acordo como cada pessoa pensa, ver e ler o mundo. A imagem tem suas funções múltiplas e especiais na sociedade dos humanos.

Infelizmente quando se fala em redes sociais devemos ter todas as precauções possíveis para se postar uma foto na web. Pois neste mundo virtual onde vemos faces, mas não vemos coração e muito menos caráter das pessoas que conhecemos virtualmente e nunca saberemos do que estas pessoas ruins são capazes de fazer. Todavia, devemos pensar muito, usar de prudência, avaliar antes de postar uma imagem. Antes de jogar na rede é fundamental nos prevenir de segurança, pois nunca sabemos quem vai fazer bom uso das nossas imagens. Assim como existem pessoas do bem na web existem pessoas do mal, que navegam somente para promover o mal aos internautas.  

Portanto, a fotografia como arte existe para registrar a nossa história, aqueles momentos marcantes e sublimes da vida. Pois, qualquer câmera fotográfica seja ela simples ou alta resolução somente é capaz de produzir uma imagem que contará para posteridade momentos da nossa vida, nas mãos dos heróis fotógrafos. Todavia, se não existirem os fotógrafos que tivessem o dom e a delicadeza para perceber em detalhes únicos o que as pessoas geralmente não conseguem perceber, não haveria história emocionantes da vida. Assim também eles registram para sempre os fatos históricos universais e os feitos da ciência, da tecnologia, da arte e a história da própria fotografia. E, sobretudo, de todo o conhecimento humano.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.