Pular para o conteúdo principal

Chimarrão é chá amargo da hospitalidade e identificação gaúcha.

http://www.analiseagora.com/
Uma cuia típica para fazer o chimarrão gaúcho. 
O chimarrão legado deixado pelos índios Guaranis habitantes do sul da América do Sul e hoje identifica os gaúchos. A culinária é algo cultural maravilhoso geradora de identidades entre as nações de todas as partes do mundo. As bebidas sejam elas alcoolizadas ou não, são itens que completam os cardápios dos povos. Elas têm esta função fundamental de representar as tradições gastronômicas das pessoas. É o caso do chimarrão um precioso chá feito das folhas da erva-mate.  Repleto de história, tradição, costumes e traz estampadas as identidades culturais de muitos povos indígenas, incluindo os gaúchos e outras pessoas de algumas regiões do Brasil.

O chimarrão vai além das fronteiras do RS, incluindo outros estados brasileiros como: SC, PR e MT. Este chá amargo, produzido há muitos séculos pelos nossos irmãos indígenas. Os primeiros habitantes do Sul da América do Sul. Eles deixaram este legado culinário para os atuais povos que colonizaram e vivem em terras do sul da América do Sul. Como naquela época cada tribo tinha e tem seu jeito, sua formula de preparar e saborear o chimarrão. Hoje também cada povo o prepara de acordo com seus costumes. Aqui no RS o chimarrão é considerado símbolo da hospitalidade e amizade, da união entre os amigos e familiares.

Para se saborear um gostoso chimarrão é imprescindível seguir o rigoroso ritual, como se preparar uma ótima refeição para servir aos familiares e amigos. Assim dever haver dedicação total na preparação da bebida do acolhimento.  Para se aprontar um gostoso chimarrão a ser saboreado entre os amigos, a qualquer momento como: nas discussões da politicas, do futebol, dos problemas sociais e importantes do estado, país e mundo. Também no trabalho e principalmente entre as famílias, é necessário fazer tudo certo como deve ser feito. Somente seguir os passos básicos que o chimarrão sai bem.  Segundo os entendidos o chimarrão tem seus benefícios medicinais como outros chás que tomamos e faz muito bem a saúde curando doenças. Alguns bens, além do aconchego.

Digestiva. É um moderado diurético. Estimulante das atividades físicas e mentais. Auxiliar na regeneração celular. Elimina a fadiga. Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E. São ricas em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês. É um estimulante natural que não tem contraindicações. É vasodilatador: atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco. Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante. Por ser estimulante, possui, também, poderes afrodisíacos, graças à vitamina E presente na erva-mate. É rica em flavonoides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate. Segundo o médico pesquisador Olay Schwinger, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia. Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao cálcio e às vitaminas contidas na erva-mate. Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo). É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Auxiliar em dietas de emagrecimento. Atua beneficamente sobre os nervos e músculos. Regulador das funções cardíacas e respiratórias. Segundo o Instituto Pasteur da França e a Sociedade Científica de Paris, a erva-mate possui praticamente todas as vitaminas essenciais à manutenção da vida humana. (fonte: Wikipédia).

folhas da erva-mate  são delas que se faz o chimarrão.

Sem muitos rodeios se faz assim um bom chimarrão. 1. Ter uma boa cuia. 2. Nesta cuia se coloca a erva-mate até em cima. 3. Escolha uma erva-mate de qualidade e bem verde. 4. Coloque a bomba dentro da cuia já com a erva-mate. 5. Coloque água numa temperatura de 8° graus célsius. Está pronto para servir é só passar de mão em mão e iniciar uma bela conversa na roda do chimarrão.   

Portanto, nesta típica roda de chimarrão tudo ocorre de bom entre os participantes e sempre tem lugar para mais alguém ser acolhido como manda à tradição gauchesca.  As conversas são colocadas em dia e muitas decisões importantes são decididas neste momento especial, onde todos estão alegres, descontraídos na espera da cuia chegar às mãos enquanto isso surge o dialogo, o debate sobre qualquer assunto. Ou simplesmente se toca e canta muitas musicas típicas gaúchas. São momentos especiais onde os laços de amizades de fortalecem e também a tradição vai passando de geração para geração. 

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.