Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

Todo o poder emana do povo.

Na democracia sólida se respeita o vitorioso,  e o derrotado.

Na imagem nas cores do Brasil está inscrito:Democracia governo que emana do povo para o povo.
Democracia governo que emana do povo para o povo.


Se todo o poder emana do povo então,  está na hora dos derrotados aceitarem a vitória; da vontade   popular. Uma das mais belas frases democráticas da nossa Constituição Federal de 1988 é esta todo o poder emana do povo, ela faz uma síntese didática explicando ao povo de onde nasce o poder.  O poder que fascina os humanos em todas as sociedades. Contudo, somente nas sociedades democráticas o poder que procede do povo, todos tem o direito iguais de almejá-lo.

O cidadão é quem escolhe livremente através do voto esse instrumento democrático o seu representante para os poderes legislativos e Executivos. É durante o processo eleitoral que ocorre a seleção dos representantes para a câmara de vereadores ao congresso Nacional.  A começar da prefeitura a Presidência da República. São os cidadãos em maioria majoritária que delegam o poder a um cidadão para legislar na câmara municipal, na assembleia estadual, federal e o Senado. Também para governar: o município, estado e o país.

É assim que funcionam os poderes nas sociedades democráticas. Quem recebe a autorização para estabelecer leis e administrar são os cidadãos que foram eleitos pela maioria absoluta dos votos. E ponto final. A função dos cidadãos sejam eles vencedores ou perdedores são acatar a voz das urnas. E todos juntos fiscalizar, cobrar dos eleitos que legislem e governem para todos.

Fiscalizar rigorosamente para que os governantes possam zelar os bens públicos da nação. Denunciar qualquer tipo de irregularidade nos poderes de todas as esferas democráticas. Não ir contra a vontade absoluta do povo que foram vitoriosos. Entretanto, os derrotados não se contentam e propagam em alto tom, discursos raivosos, odiosos, demonstrando suas revoltas nas redes sociais, incitando golpe, um absurdo, caracterizando um verdadeiro atentado à democracia brasileira.

 

É muito estranho o que está ocorrendo no país.

A candidatura derrotada das eleições de 2014, até o momento não assimilou o que diz a Constituição Federal que “o poder emana do povo” ao não aceitar este princípio constitucional reconhecer em definitivo a vitória concedida à candidatura vitoriosa que brotou da vontade do povo.  Instigada pela mídia golpista, que também não aceita a vitória da Presidenta Dilma Rousseff. Juntos tramam traições à vontade do povo. Envolve pessoas a irem contra o governo constituído, quando planejam e noticiam manifestações de caráter golpistas.   

É imprescindível respeitar, o que está escrito na Constituição.

Portanto, vamos respeitar o manda a lei maior do país, aceitar os parlamentares e governos eleitos pelo a maioria irrestrita da população brasileira. Em vez de instigarem golpes, impeachment, é prudente obedecer à constituição federal. Agora se alguns destes eleitos cometerem crimes contra o patrimônio público como corrupção, tem os órgãos oficiais para fazer as investigações de forma imparcial e a justiça também para julgar usando a independência, imparcialidade, neutralidade e lisura.

O nosso país não precisa de imprensa golpista, para fazer investigações mal intencionadas; visando desconstituir do poder o governo eleito pela vontade popular, seguindo as normas eleitorais e constitucionais. O Brasil tem seus órgãos competentes de investigações e o poder judiciário para jugar os culpados de crimes eleitorais e de corrupções com isonomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.