Pular para o conteúdo principal

Samba brasileiro tem suas raízes na África.

Samba este gênero musical dançante, tem suas raízes no continente africano. 

Adicionar legenda

A música no blog tem este espaço destinado a cultura em geral, e abre as cortinas para o samba. Os amantes do samba têm mesmo que se orgulhar deste gênero musical riquíssimo em letra melodia e ritmo. Hoje o samba é reconhecido como uma das revelações fundamentais culturais do povo brasileiro.E se transformou na identidade cultural do Brasil. 
Esse esplendido estilo musical de raízes africanas fez nascer a mais bela dança ritmada do Brasil o samba.  O samba atual é um ícone da cultura nacional.  Geralmente o país é identificado mundialmente como a terra   do gênero musical da alegria e gingado singular.   No período carnavalesco, as escolas de samba do RJ, SP e do carnaval de rua do Recife e Salvador põe o samba na vitrine internacional através das transmissões ao vivo da dança dos foliões. Nesta época vem turistas do mundo inteiro prestigiar a festa do rei momo e dançar, pular, curtir o samba moderno.

Este ritmo alegre e dançante atravessou o oceano Atlântico chegando em terras brasileiras para alegrar as festas nas senzalas do povo negro sofrido pela vergonhosa escravidão da história do Brasil. Ainda assim esse povo aguerrido, sobrava forças para cultivar a sua cultura. A mesma se fortaleceu vencendo o tempo e o pré-conceito dos brancos senhores de engenhos, fazendeiros e a elite retrograda do Brasil em diversos momentos da história.  Esta festa começou lá por volta de 1530, alegrando os nossos irmãos da senzala e se espalhando ao longo dos anos a todo o povo até os dias atuais. O samba brasileiro só existe por quer os escravos procedentes do continente africano trouxeram em sua mente e sangue esta cultura extraordinária. Aqui chegaram para trabalhar como escravos nas fazendas de cana-de-açúcar, café e mineração. Foram estes heróis produtores da riqueza colonial do Brasil. E paralelamente, não esqueceram do mais nobre os seus traços culturais entre eles o samba. Este modelo musical que representa também a história do nosso povo miscigenado aos descendentes da África.

o samba tem seu  ritmo impar fundamento de uma cultura histórica.  

Por traz de todos os gêneros musicais contém a história de uma época e principalmente de um povo. O samba não é diferente das demais espécies musicais. Ele tem sua época e local de origem. As letras e ritmos fazem parte da história e cultura dos africanos que chegaram ao Brasil e ajudaram também na formação da nossa descendência afro-brasileira. Por ser uma dança animada dos escravos, inicialmente o samba, era conhecida como “batuque” por quer eram encontros alegres que incluíam instrumentos musicais, muitos cantos e danças. Com o passar do tempo essa qualificação, ganhou um novo conceito o samba a partir de 1916, século XX. O RJ foi o palco da disseminação quando foi gravado o primeiro disco de samba o famoso álbum “pelo telefone” que segundo a Biblioteca Nacional, foi o primeiro registro de samba gravado no Brasil.



O samba se disseminou em todo o país, em diversos estados dos brasileiros onde os negros foram fixados para trabalhar.  Em cada local desses ganhou o seu nome próprio como espécie de identificação da região e suas distinções próprias. Observe com atenção os nomes que estas danças em compasso de samba receberam, exemplos; Maranhão: trocada, coco-de-parelha, samba de coco e soco-travado. Ceará: tambor-de-crioula, também conhecido como ponga.  Rio de Janeiro: samba-lenço, samba-rural, tiririca, miudinho. SP conhecido como jongo. Rio Grande do Norte: partido-alto, miudinho, jongo e caxambu. Entretanto, as danças populares desse gênero do samba, geralmente as mais conhecidas entre as comunidades afrodescendentes em todo o país são: bate baú, samba-corrido, samba-de-roda, samba-de-chave e samba-de-barravento. Os instrumentos usados em uma roda de samba são cuíca, violão, cavaquinho, pandeiro, repique de mão, surdo, reco-reco, tarol, chocalhos, caixa de guerra, agogô, pratos e etc.  A bateria das escolas de samba do RJ é quem determina o ritmo, alegria para todos os componentes seguirem em frente até a conquista do título.


Portanto, o samba se transformou ao longo do tempo uma espécie de identidade cultural brasileira, no âmbito da música e reconhecida internacionalmente, as suas características próprias que representa, sobretudo a história dos afrodescendentes que ajudaram a construir uma nação linda, alegre e feliz de traços específicos que representa uma nação unida. O blog analiseagora tem a satisfação de convidar todos os leitores apaixonados pelo samba escolher o melhor lugar para ouvir e apreciar algumas músicas que representam o melhor do samba nacional.

A história do samba brasileiro.



Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença está presente na vida humana e   setores da sociedade. A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante …

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.