Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O fim 2. ° turno das eleições, tem festa e lixo nas ruas.

As eleições foram finalizadas, mas ficou o tapete de papel no chão.


A imagem nas cores do Brasil diz: eleições 2014.
A imagem diz: eleições 2014.

A festa da democracia no Brasil é assim repleta de alegria, votos e gigantescos tapetes de santinhos eleitorais nas ruas e avenidas e principalmente perto dos locais de votação. Os cabos eleitorais passam a madrugada forrando as ruas do país de propagandas eleitorais, na esperança de algum eleitor indeciso escolher um aleatoriamente e leve até a cabine de votação como cola. 

Contudo, nesta altura a maioria dos eleitores já decidiram quem vai governar o Brasil por mais quatro anos. Os santinhos além da sujeira fazem parte do tapete festivo da democracia, o melhor regime de governo do mundo, ainda com falhas a serem corrigidas, principalmente no Brasil.

O tapete democrático, inicia na porta da casa e termina na frente das seções eleitorais.

 

Desde minha casa até a seção eleitoral observei que havia centenas e milhares de panfletos espalhados pelo chão e principalmente nas ruas próximas aos locais de votação. Legítimo tapete feito com os famosos santinhos dos candidatos. Até recolhi vários deles para guardar para a minha coleção desta história eleição de 2014. Aproveitei para observar a qualidade do material que foi desperdiçado somente durante esta madrugada. Realmente constatei com exceções de poucos, que são materiais de ótima qualidade. Tudo para encerrar com chave de ouro a festa da democracia. Este pacote faz parte da alegria e da ansiedade que seu candidato seja eleito.  No entanto, apenas uma maioria escolherá como o novo ou nova chefe da nação. Foi uma grandiosa festa com direito a buzinas, gritos, choros de derrota para um lado e abraços da vitória do outro.  

Certamente as gráficas obtiveram lucros no fim deste pleito de 2014.

 

As gráficas obtiveram grandes lucros nas impressões destes materiais de primeiríssima qualidade. Muitos candidatos pensam que desviando toneladas de papéis vai influenciar o eleitor. Quem já decidiu seu voto, já mais irá se agachar e recolher um único santinho destes para levar até a urna para olhar e fazer sua votação. Geralmente o eleitor decide seu voto antes de sair de casa para votar com as famosas “colas” para copiar os números dos candidatos preferidos. Evidente que não se pode descartar a possibilidade dos indecisos desde a sua casa até o seu local de votação se depararem com os influenciadores dos candidatos e certamente este no último minuto decide pôr o candidato A ou B; geralmente os estrategistas de campanha trabalham nesta possibilidade. Todos hão de convir, que as pesquisas eleitorais de 2014, indicam que existem os indecisos e aqueles que realmente vão anular o seu voto. Considero essa atitude um desserviço à democracia. Anular o seu voto é uma péssima decisão, se você não votar não terá moral para reclamar.

No Brasil não existe “assexuado político” (no sentido de neutralidade), os de cima do muro, ou você é de um lado ou de ou de outro. Os conhecidos “tais neutros”, estes somente fazem mal a festa da democracia e o futuro do país. Não se deve confiar nos neutros eles podem ser sim, os grandes inimigos da democracia, são os antidemocráticos que trabalham nas sombras e podem destruir o sistema democrático e o futuro da nação.

Os ecologistas brigam, mas hoje é uma festa democrática.

 

Os ecologistas levantam a questão é em relação à consciência ecológica que todos estes candidatos têm em desperdiçar tantos materiais. Quantas árvores foram derrubadas para a confecção da propaganda eleitoral. Como podem exigir a preservação do meio ambiente, se eles mesmos são os primeiros a destruir o que ainda resta das nossas matas. Ainda que a maioria destas árvores seja provinda de plantios específicos. Entretanto, tem outros elementos químicos que são inseridos na produção da matéria prima, o papel. Muitos deles poluem rios, solo e o próprio ar, causando uma série de doenças respiratórias, muitas delas levando ao óbito para muitas pessoas que sofrem com asma e outras doenças respiratórias. Realmente são quase que irrefutáveis estas preocupações dos ecologistas, mas no país ocorrem coisas no âmbito do meio-ambiente que destroem mais do que os santinhos eleitorais durante a festa da democracia. O problema maior será para os nobres garis os quais terão mais trabalhos no fim deste turno das eleições de 2014.  

A poluição eleitoral no Brasil, é real, mas faz parte da festa democrática.


A foto mostra a Presidenta Dilma Rousseff na hora do seu voto  do segundo turno em 2014  na qual foi reeleita.
A Presidenta Dilma Rousseff na hora do voto de 2014 na qual foi reeleita.


Portanto, em todas as eleições sempre a mesma situação é repetitiva; grandes poluições, lixões, sujeiras nas ruas que permanecem. Contudo, são gastos milhões de reais para a composição de todos os santinhos, materiais de todos os tipos e tamanhos, banners, bandeiras e cavaletes, espalhados por todos os cantos do Brasil. A situação é real e poluidora, mas a campanha precisa ser divulgada, porquanto precisa ser menos dispendiosa para o contribuinte. Esta dinheirama sai dos impostos que pagamos ao comprar ou vender quaisquer bens sejam de pequeno ou grande valor.


O TSE deveria recolher este lixo eleitoral e identificar os partidos poluidores, mandar para uma empresa recicladora e depois cobrar os honorários dos próprios partidos e candidatos.   Um dos grandes temas a ser debatido nesta próxima legislatura é quem sabe em uma futura reforma política que necessariamente o Brasil deve fazer urgentemente.

Todavia, nunca em nenhuma hipótese cogitar em impedir a festa da democracia, sobretudo, no fim do segundo turno das eleições gerais e municipais do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.