Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

As abstenções nas eleições 2014, geram preocupações.

No segundo turno das eleições de 2014, as abstenções bateram recorde.

 

A imagem nas cores do Brasil, diz: eleições gerais de 2014.
Eleições gerais de 2014.

Nestas eleições de 2014 para governadores e presidente, registraram um percentual elevado de eleitores que abdicaram de votar no segundo turno. Agora foram mais que, no Primeiro turno, essa atitude ruim, só vem fragilizar a democracia.

Os cidadãos brasileiros concluíram definitivamente o processo das eleições de 2014 neste último dia 26/10. No momento em que o TSE declarou reeleita Dilma Rousseff, como a nova Presidente da República. A partir de então, se iniciou no país o ódio contra ela e a esquerda brasileira, até a consumação do golpe de 2016.

Esta eleição foi a mais conturbada da história recente e marcada por episódios de tentativas de golpe midiático e denúncias no final da campanha.


No entanto, o mais grave foi o ódio e preconceito que se instalou entre o povo acontecimento sem precedentes, nestas eleições realizadas para a Presidência da República. Contudo, nesta matéria vou me fixar em alguns números da eleição, como alta das abstenções em 2014, que merecem uma acurada reflexão.

Os eleitores aptos a votarem no segundo turno para escolher o novo Presidente da República somavam um total de 152 milhões de votantes em todo o território nacional. Entretanto, os eleitores que votaram legitimamente somaram um total de: 105.542,273 (93,66%). Contudo, o restante dos votos foi desperdiçado pelos brasileiros, distribuídos entre brancos num total de 1.921.811,98 (1,71%), de votos que foram anulados. As abstenções obtiveram o total de 5.219.787,057 (4,83%) para 30.137.479,10 (21,10%) milhões de votantes.

 

Este desperdício de votos revela que existem muitos eleitores que não valorizam a importância do voto, mas muitos cidadãos se abstiveram desse direito, para protestos e indignação com os políticos. Todos hão de convir que é a maneira errada de protestar.

Se abster de votar como formar de protestos enfraquece a democracia.

 

Um dado que me chamou a atenção nestas eleições foi o alto índice de abstenções que demonstra uma grande preocupação em relação à politização dos nossos eleitores. Observe que foram quase 30 milhões de eleitores que abdicaram de votar. Estes perpetraram o uso do direito de não quererem se expressar não comparecendo às urnas.

Todo eleitor sabe que o voto no Brasil é obrigatório, mesmo assim, se abstiveram de votar. Eles irão pagar uma multa, além de fazer uma justificativa convincente de sua ausência para regularizar a situação perante a justiça eleitoral. Todavia, quem sabe nas próximas eleições municipais de já de 2016, já possam votar em escolher seus vereadores e prefeitos.

 

Contudo, analisando esta ampla ausência dos eleitores na eleição do último dia 26/10, eles querem transmitir uma séria mensagem aos nossos governantes. Muitos afirmam que é uma grande maneira de protesto do eleitor inconformado com a classe política que governa o Brasil. Até certo ponto vejo como protesto, mas é uma manifestação individual e isolada que se transforma em nada, é ineficaz.

Os números sem dúvida são chamativos, contudo, não produz aquele efeito desejado pelos eleitores revoltados com os políticos, porque é uma ação muito pessoal alastrada em todos os lugares, sem organização dos insatisfeitos em relação à situação que se encontra a sociedade brasileira. Seja qual for de corrupção ou de descaso para com os cidadãos nas áreas sociais mais sensíveis e necessitadas. Deixar de votar seja qual for o motivo não é a melhor solução. Podem ter a certeza de que não vai fazer nenhuma diferença na situação em que se encontra a nação. Estes que deixaram de comparecer às urnas para exercer seu direito e dever de votar, ingenuamente podem até pensar que estão protestando correto e que irão resolver as circunstâncias ruins, nas quais os administradores públicos entregaram o país para os próximos 4 anos.

Se indignar e não votar, é covardia não ajuda em nada.

 

Todavia, esta maneira de indignação não contribui em nada para fortalecer a democracia e muito menos eliminar com as coisas erradas que estão no Brasil. Somente através do voto consciente é que se pode resolver o que está errado.

Não existe outra possibilidade em uma democracia participativa, onde o eleitor tem o poder em suas mãos de retirar os maus governantes a cada eleição; não ser votando.

Quem se abstém de votar colabora na permanência dos maus governantes? Portanto, vai ser governado pela vontade dos outros e não pela sua própria. Não tiro a razão da revolta dos cidadãos com os péssimos políticos que são muitos e permanecem no poder muitas vezes pela diferença de um voto. O voto que o cidadão embravecido deixou de votar poderia tirar políticos ficha sujos do poder.

Quem se abstém de votar ajuda os corruptos se manter no poder.
 

Portanto, é importante esclarecer que você deixar de votar, não é a melhor solução, essa ideia não resolve nada na sociedade democrática. Não obstante, além do mais, tornam-se cúmplices diretos dos erros dos políticos, porque ao se abster, deixar de comparecer às urnas, só colabora com a perpetuação destes corruptos no poder. Pois, diante de uma decisão importante para a nação que envolve vários candidatos.

Assim como somos ainda, obrigados escolher um para administrar o estado ou o país, o eleitor revoltado foge diante da situação. Todavia, parte para a solução rápida, errada e sem efeito “lavando as mãos”, não tomando uma posição, deixando que outros resolvam e permanece assistindo de camarote.

Estes que agem desta maneira também não tem moral para reclamar de nada. Os novos eleitos serão para seu estado onde reside ou para Presidente da República. Quem tem direito a cobrar um estado ou um país melhor, justo, sem corrupção e com qualidade de vida; são todos os cidadãos que votaram. Todos aqueles que escolheram o seu candidato, que tenha sido eleito ou não.

Bem como os cidadãos votam e perdem se transformam em oposição? Portanto, estes têm todo o direito de protestar e cobrar melhorias em tudo o que foi prometido em campanha. Esta cobrança se estende a todos os eleitores que votaram, unidos numa mesma corrente e exigindo o cumprimento das promessas de um país equitativo em todas as áreas administrativas do Brasil.

Quem se absteve de votar renunciou e perdeu também o direito de protestar para reivindicar melhorias para seu estado ou país? Estes delegaram essa ação aos que votaram legalmente nas eleições para definir os chefes do executivo estaduais e federais.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.