Pular para o conteúdo principal

Quem plantar e espalhar boatos pode ser punido ao rigor da lei.

O BOATO É UMA PRÁTICA NEFASTA E COMUM NA POLITICA EM ÉPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL OFICIAL NO BRASIL.

boato um artificio nefasto para todos os cidadãos 

Alguém de má fé tem o costume de produzir boato sobre tudo e todos. O boato é um método extremamente negativo, ruim, nefasto, perigoso em qualquer época da vida.  Este artificio é péssimo para todos os cidadãos ou especificamente  que seja direcionado contra pessoas, empresa ou negócios os danos são quase irreversíveis. Como este tema têm múltiplas facetas, apenas pretendo focar esta matéria no aspecto politico. Justamente por quer estamos vivendo o período da campanha eleitoral oficial no Brasil. E infelizmente este péssimo costume sempre tem a tendência de se alastrar por todos os lugarejos, as grandes cidades, além das capitais brasileiras onde as campanhas eleitorais são mais volumosas.

Como o boato é uma informação mentirosa e mal-intencionada por quem produz e espalha, esta atividade desleal pode prejudicar e impactar a vida de uma pessoa ou do coletivo de seres humanos, pertencentes a vários seguimentos ideológicos. Um boato espalhado durante uma campanha eleitoral pode derrubar um candidato que está bem nas pesquisas ou que é bem aceito na comunidade, município, estado ou pais. Para os desavisados, a lei do marco civil da internet pune os divulgadores de noticias sem procedências, lesivas a uma pessoa ou uma coletividade da sociedade.

Todos os candidatos devem está atentos à temporada dos boatos eles tem a obrigação de averiguar as fontes para desmarcará uma noticia falsa com a verdade. Nesta época tem os boateiros profissionais de plantão para produzir e noticiar as mentiras para enganar o público e detonar a campanha dos candidatos. Quem espalha um boato na intenção clara de prejudicar uma ou várias pessoas certamente este sujeito somente pode ser alguém do mal, que trabalha com inverdades. E deve ser punida exemplarmente como manda a lei. Eu condeno radicalmente os plantadores de boatos sobre quaisquer formas, por que são nefastos a todos e além de serem informações falsas que prejudicam muita gente inocente que não tem como reverter o impactante prejuízo moral e material. Uma noticia falaciosa destrói a carreira de qualquer pessoa independente de ser ou não politico, de está ou não fazendo campanha eleitoral. Os candidatos ficha limpa, não devem dar créditos a boatos, contudo devem sempre procurar evidenciar o boato urgentemente com a verdade. O grande problema é que os boatos são fofocas que andam em alta velocidade e por isso causam grandes danos morais e até mesmo materiais às pessoas atingidas. Nesta época quem pretende disputar um cargo eletivo, corre sérios risco de ser uma vitima de uma mentira. Muitos políticos permanecem vulneráveis a boatos avassaladores, pois estão expostos a todos os tipos situações. Eles têm contatos diretos a públicos diversos, cada qual com intenções, impressões e relações diferentes aos políticos.

o boato se espalha em alta velocidade causando prejuízos irreversíveis 

Portanto, é uma realidade a campanha eleitoral oficial no Brasil. Também estamos no período dos grandes boatos políticos efervescentes. Tem aquelas pessoas sem escrúpulos que ganham dinheiro sujo transmitindo todos os tipos de mentiras no intuito de enganar e machucar moralmente as pessoas. É boato disso, daquilo, fulano falou isso e aquilo. A internet vazou isso ou aquilo do candidato tal o povo já está sabendo de tudo, ele fez isso e um pouco mais, agora não adianta mais, vai desistir da candidatura. Ele não consegue mais sair de casa, com medo de receber: vaias, tomates, farinha de trigo, ovos e muitos outros objetos na cara. Os canais de televisão irão mostrar nos telejornais tudo o que está ocorrendo nos bastidores da campanha, os jornais da cidade vai estampar a face do candidato acusado. Foi tudo escrito em um panfleto. Agora um grupo estava distribuindo: nas ruas e praças. Alguém andou de madrugada distribuindo os panfletos nas caixas do correio de cada casa. Dependendo do conteúdo e da velocidade como foi distribuído este panfleto já fez um estrago na candidatura e na vida do candidato sem limites. Até a justiça eleitoral mandar recolher este material mentiroso e danoso o prejuízo já é muito grande.

Esta é uma situação fictícia que nunca deveria acontecer na vida real, mas acontece!  Pois é grande a maldade dos humanos que trabalham para o mal usando a mentira para atingir pessoas descentes e inocentes. É uma realidade que deve ser evitada por todos. Acostumar sempre pregar a verdade, pois, a mentira não funciona e ‘tem pernas curtas’ logo mais cedo ou mais tarde será desbaratada e cairá a fachada e a verdade aparecerá.  E os responsáveis vão responder por todos os danos como manda a lei. Todavia, vamos evitar qualquer tipo de boato, fofocas e mentiras. Todos os cidadãos, sobretudo procurem sempre falar e compartilhar a verdade, a verdade vence a mentira em qualquer circunstancia da vida.