Uma escrita clara e objetiva faz a diferença para a comunicação.

A LINGUAGEM ESCRITA SOMENTE PODERÁ DESPERTAR INTERESSE AO LEITOR QUANDO FOR CLARA E OBJETIVA.

A comunicação sempre incluiu e incluirá uma importância fundamental na vida entre as pessoas e principalmente nesta sociedade contemporânea, onde o que prevalece é quem faz uma conversação clara e objetiva, sobretudo persuasiva. E quando se fala no mundo da economia e politica quem sobressai é quem de fato produz uma comunicação direta, simples e instigante. A mesma situação ocorre nas relações interpessoais geralmente quem está no domínio é quem tem clareza do pensar, falar e escrever. Não precisa usar palavras difíceis  nas matérias ou qualquer texto o fundamental é usar as termos apropriados no memento certo para cada circunstância especifica.Principalmente na linguagem escrita onde o grau de dificuldade é intenso para muitas pessoas redigir uma matéria, um texto ou uma tese dentro de um estilo e coerência especifica.
Escrever é uma arte 

A comunicação sempre incluiu e incluirá uma importância fundamental na vida entre as pessoas e principalmente nesta sociedade contemporânea, onde o que prevalece é quem faz uma conversação clara e objetiva, sobretudo persuasiva. E quando se fala no mundo da economia e politica quem sobressai é quem de fato produz uma comunicação direta, simples e instigante. A mesma situação ocorre nas relações interpessoais geralmente quem está no domínio é quem tem clareza do pensar, falar e escrever. Não precisa usar palavras difíceis  nas matérias ou qualquer texto o fundamental é usar as termos apropriados no memento certo para cada circunstância especifica. Principalmente na linguagem escrita onde o grau de dificuldade é intenso para muitas pessoas redigir uma matéria, um texto ou uma tese dentro de um estilo e coerência especifica.
Para escrever uma matéria ou qualquer texto é fundamental que utilizar-se de uma linguagem simples, transparente e que seja para que as pessoas possam compreender. É imprescindível usar uma maneira clara de escrever para que o leitor possa ler a primeira frase e criar interesse para continuar lendo até o final da matéria. Se o autor usar uma linguagem incompreensível o leitor abandona o texto desde a primeira linha. Não termina nem a primeira frase ou paragrafo e muito menos todo o texto ou qualquer matéria ainda que tenha um bom conteúdo se perde na forma como foi mal escrito.

Hoje é muito grande a avalanche de informações que recebemos por segundos quando estamos on line, de todos os assuntos que se possa imaginar. Os poderosos meios de comunicação despejam informação a cada segundo. Um blog, por exemplo, que não tenha clareza na escrita passa simplesmente despercebido na web. Sempre quando escrevo sobre a importância da clareza na comunicação escrita vem à mente o celebre romances “vidas secas” do grande escritor brasileiro Graciliano Ramos. Neste famoso romance regionalista tem o personagem principal o sofrido vaqueiro sertanejo nordestino Fabiano: que representa a universalização da dificuldade de expressão. 


o poder da comunicação
E pelo fato de não poder ter clareza em falar para se explicar diante das autoridades sofre as consequências. O genial romancista Graciliano Ramos pinta neste romance um quadro dramático e embaraçoso, a dificuldade de expressão de Fabiano por ser analfabeto. Esta conjuntura ficcionista pode ser aplicada a muitos episódios da vida real na atualidade, quando em determinadas situações existem grandes dificuldades de falar transparente para qualquer público. Você já imaginou passear ou morar em outro país onde ninguém fala a seu idioma e não há nenhum interprete? Pense no grande problema de comunicação até para sobreviver e se defender diante de pessoas que os não entendem o que você diz!  

A comunicação cada vez mais se torna preocupante principalmente quando se pensa em fazer em uma conversação escrita. Contudo muitos ainda brincam de comunicar, mas na hora da seriedade, se percebe que não sabem interpretar o enunciado de uma questão de prova de qualquer concurso ou vestibular etc em todas as disciplinas. Os resultados negativos provocados pelos erros crassos não deixam dúvidas da pobreza de conhecimento no momento de dissertar sobre qualquer tema proposto em uma competição a algum concurso público ou interno. Tudo isso pela ausência de leitura: ler bons livros da nossa literatura brasileira e estrangeira. Falar é mais simples agora para colocar no papel ou digitar uma página em braço na tela do computador, uma linguagem falada em linguagem escrita corretamente; não é tão simples como muitos imaginam ser. Um grande desafio para todos, pois a linguagem escrita é muito mais complexa do que a falada. Na nossa gramática tem uma infinidade de regras que devemos aplicar para escrever corretamente e muitas vezes nem conseguimos. Esta dificuldade de comunicação escrita de forma clara, direta somente vai sendo superada gradualmente com muita leitura e principalmente praticando, errando e corrigindo.


Portanto, o poder da comunicação clara e direta é incomensurável para os dias atuais onde a concorrência é cruel em todos os sentidos. Seja nas relações sociais, politicas ou comerciais; quem se comunica dentro da nitidez e objetividade sempre alcançará sucesso. Para isso acontecer é fundamental que haja uma intensa preparação da base escolar até o ensino superior. Que o nosso sistema de ensino possa dar suporte robusto e não um faz de conta.