Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Encontro de amigos para relembrar bons momentos da vida.

O reencontro foi realizado em 1.º de maio de 2014.


A foto da sinalização de trânsito está inscrito:  Seja Bem vindos a Walachai.
 Seja Bem vindos a Walachai. 

Este encontro memorável entre amigos é para relembrar os bons momentos, desde estudantes das séries iniciais aos tempos acadêmicos.


No entanto, neste primeiro de maio de 2014, foi simplesmente inesquecível, para todos que estiveram presentes no encontro promovido através da competente equipe organizadora dos veteranos e faz muitos anos que estudamos juntos.

Certamente, todos se dedicaram para buscar a formação educacional acurada, sobretudo a do conhecimento filosófico. Contudo, foram aproximadamente mais de quarenta amigos dos diversos municípios pertencentes aos Vales dos Rios dos Sinos, Rio Gravataí, Rio Caí e além, da Serra gaúcha e Porto Alegre.


Os remanescentes são da renomada FAFIMC.

Oriundos de diversos estabelecimentos de formação religiosa, e principalmente da antiga FAFIMC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição)agora sob o comando da PUCRS.


Leia mais: A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

 

Todos se sentiram privilegiados em participarem deste encontro de confraternização, entre os amigos que estudaram juntos desde as primeiras séries iniciais, até as mais diversas faculdades e universidades. Muitos de nós não nos víamos e nem conversávamos há mais de 30 anos.


Apesar de toda a tecnologia da informação e comunicação disponível, é complicado reunir os amigos. No entanto, graças à era digital foi possível a realização deste encontro esplendoroso.

Esta reunião saudosista e inolvidável foi realizada na localidade de Walachai no Município de Morro Reuter-RS, pertencente à famosa Rota Romântica. É uma localidade colonial composta de muitas árvores nativas, muito verde, ar puro e culinária típica da região, tudo ótimo para a realização de um evento de tamanha envergadura. Este foi repleto de ternura, recordações e muitas emoções.


A reunião foi de descontração, alegria e animação.


Imaginar aquela reunião sem formalidades, mas repleta de abraços, sentimentos, alegrias, única e especial que ocorrem em nossas vidas; movidas pelo desejo de ver os colegas de caminhada que passaram entre nós durante o período escolar desde a infância, adolescência e juventude.


Período de ouro onde a maioria de 35%, iniciava um novo ciclo de ensino aprendizagem ininterrupta. Foram uma sequência contínua de estudos passados durante longos períodos da (existência) juntos até a conclusão da graduação do Curso Superior, Mestrado e Doutorado em Filosofia e outros cursos.


Ao surgir a saudade, nasce o desejo de reencontrar todos os amigos.


A foto mostra uma folha da árvore Plátanos e sobre ela tem o mapa da Rota Romântica Gaúcha.
A Rota Romântica Gaúcha.  

O único jeito é partir para a mobilização. Graças à organização de um grupo de colegas destemidos. Eles se propuseram a se reunir em curto prazo de tempo, através da força e agilidade das redes sociais, localizar e convidar para congregar.


No entanto, é necessário considerar a agenda e a disponibilidade de todos os amigos conhecidos. Foi surpreendente a quantidade que conseguiram comparecer, passar um dia festivo e recordar lembranças boas, vividas durante um tempo remoto da vida. Entretanto, todos os fatos estão arquivados em nossa memória. Contudo, é fácil para trazê-los presentes num momento singular como aquele.


As redes sociais ajudaram a reunir os amigos distantes.


Através de uma rede social, os organizadores conseguiram reunir um bom grupo que não nos víamos desde a formatura. Naturalmente cada qual seguiu suas carreiras profissionais distintas, outros se mudaram para diferentes cidades e estados e até para fora do país, para trabalhar ou fazer especializações em seus estudos nos mais diversos cursos. Então, ainda com a força das redes sociais foi impossível reunir todos para este alegre e descontraído dia de reencontro entre colegas e familiares.


É indescritível a emoção de poder reencontrar, abraçar, rir, relembrar tantas coisas boas que vivenciamos entre os amigos que convivemos quase uma vida durante o período estudantil. Num encontro deste voltamos ao tempo e resgatamos do fundo do baú das nossas mentes lembranças e histórias diversas, bem engraçadas, que até hoje nos unem de maneira fraternal.


Os relatos das várias aventuras e muitos risos.

Apareceram repentinamente relatos múltiplos de acontecimentos do passado que marcaram as nossas vidas positivamente. Sem sombras de dúvidas serviram para todos os participantes darem boas gargalhadas de tudo que fizemos, aprontamos uns para com os outros.

Contudo, hoje percebemos o quanto foram saudáveis e educativos tudo que aprendemos neste tempo salutar de busca pelo saber para desbravar o mundo. Os valores aprendidos num tempo sem “internet” e sem a velocidade das comunicações serviram de alicerce para trilhar as nossas vidas hoje e para sempre. Onde podemos eliminar os contra valores e cultivar os valores que vêm sendo detonados neste mundo pragmático, imediatista e consumista.


O reencontro foi de grandes lembranças e alegrias.

A foto da sinalização de trânsito está inscrito: Seja Bem Vindo a Walachai.
Sejam Bem Vindos a Walachai!


Portanto, foi excelente o nosso encontro, cheio de muitas emoções, músicas que cantávamos na época, filhos brincaram, famílias juntas, se confraternizaram, descobertas de novos amigos, ótimo almoço, etc., todavia, a impressão que permanece é que o dia passou rápido demais, ficou a sensação de querer mais. Necessitamos que o relógio andasse lento para ter mais tempo suficiente para conversar com todos. Para ouvir e expor os relatos do que ocorreu com cada um ao longo destes 30 anos, e saber em que está trabalhando, etc.


É fato, o tempo foi pouco para desarquivar, uma a uma, sobretudo as boas lembranças de amizades, dificuldades diversas para estudar, cooperação, brincadeiras, as disputadas partidas de futebol.

Vieram átona as lutas sociais travadas durante o período acadêmico as quais sonhamos e buscamos um mundo e construir uma sociedade melhor, solidária e justa. Contudo, este legado é o que nos une até hoje e nos faz instigar a buscar, a promover um dia para reencontrar e reviver a história de cada um e que deve servir de exemplo para os nossos filhos.


Portanto, foi um bom começo para que daqui a adiante possamos nos reunir todos os anos e com mais frequência muito mais amigos que convivemos e estudamos juntos. Atualmente estão espalhados por todos os lugares do Brasil e do mundo.

O próximo encontro já foi definido para o dia 21 de abril de 2015 na cidade de Novo Hamburgo. A expectativa é que vai ser um grandioso encontro de alegria e muita descontração.👍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.