Pular para o conteúdo principal

Encontro de amigos para relembrar bons momentos da vida.

A imagem diz:Bem-vindos a Walachai! 
Um encontro memorável entre amigos para relembrarmos bons momentos desde estudantes das séries iniciais aos tempos acadêmicos.
Neste primeiro de maio de 2014, foi simplesmente inesquecível para todos que estiveram presentes no encontro promovido através da uma equipe organizadora dos veteranos que durante muitos anos estudamos juntos, na busca pela formação educacional acurada e do conhecimento filosófico. Aproximadamente mais de quarenta amigos dos diversos municípios pertencentes aos vales dos rios Sinos, Gravataí, Caí, a Serra gaúcha e Porto Alegre.
Oriundos de diversos estabelecimentos de formação religiosa, e principalmente da antiga FAFIMC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição)agora sobre o comando da PUCRS.    Todos se sentiram privilegiados em participarem deste encontro de confraternização entre os amigos que estudaram juntos desde as primeiras séries iniciais até as mais diversas faculdades e universidades. Muitos de nós não se víamos e nem conversávamos há mais de 30 anos.

Embora diante de toda a tecnologia da comunicação disponível. Porém, graças a era digital foi possível a realização deste encontro. Esta reunião saudosista e inolvidável foi realizada na localidade de Walachai no município de Morro Reuter-rs, pertencente a famosa rota romântica. Uma localidade colonial composta de muitas árvores nativas, muito verde, ar puro e culinária típica da região, tudo ótimo para a realização de um evento de tamanha envergadura, repleto de ternura, recordações e muitas emoções.

Imaginar aquela reunião sem formalidades, mas repleta de abraços, sentimentos, alegrias, única e especial que ocorrem em nossas vidas; movidas pelo desejo de ver os colegas de caminhada que passaram entre nós durante o período escolar desde a infância, adolescência e juventude. Temporadas áureas onde a grande maioria, iniciava um ciclo de ensino aprendizagem ininterrupta. Dentro de uma sequência contínua de estudos passados durante longos períodos da existência juntos até a conclusão da graduação do curso superior e mestrado e doutorado em filosofia e outros cursos.

E quando bate a saudade, nasce o desejo de reencontrar todos eles. O único jeito é partir para a mobilização. Graças à organização de um grupo de colegas destemidos se propuseram a reunir em curto prazo, através da força e agilidade das redes sociais, localizar e convidar para congregar. Levando em consideração a agenda e a disponibilidade de todos os amigos conhecidos. Foi surpreendente a quantidade que conseguiram comparecer, passar um dia festivo e recordar lembranças boas, vividas durante um tempo distante da vida. Entretanto, estão arquivadas em nossa memória e fácil de trazer ao presente num momento singular como aquele.

A localidade de walachai está entre as montanhas.
Através de uma rede social, conseguimos reunir um bom grupo que não nos víamos desde a formatura. Naturalmente cada qual seguiram suas carreiras profissionais distintas, outros se mudaram para diferentes estados e até mesmo para fora do país, para trabalhar ou fazer especialização em seus estudos. Então mesmo com a força das redes sociais foi impossível reunir todos para este alegre e descontraído dia de reencontro entre colegas e familiares. É indescritível a emoção de poder reencontrar, abraçar, rir, relembrar tantas coisas boas que vivenciamos entre os amigos que convivemos quase uma vida durante o período estudantil. Num encontro deste voltamos ao tempo e resgatamos do fundo do baú das nossas mentes lembranças e histórias diversas, bem engraçadas, que até hoje nos unem de maneira fraternal.

Apareceram repentinamente relatos múltiplos de acontecimentos do passado que marcaram as nossas vidas positivamente. Sem sombras de dúvidas serviram para todos os participantes darem boas gargalhadas de tudo que fizemos, aprontamos uns para com os outros. E hoje percebemos o quanto foram saudáveis e educativos tudo que aprendemos neste tempo salutar de busca pelo saber para desbravar o mundo. Os valores aprendidos num tempo sem internet e sem a velocidade das comunicações serviram de alicerce para trilhar as nossas vidas hoje e para sempre. Onde podemos eliminar os contra valores e cultivar os valores que veem sendo detonados neste mundo pragmático, imediatista e consumista. 
A rota romântica até Walachai 

Portanto, foi excelente o nosso encontro cheio, de muitas emoções, músicas que cantávamos na época, filhos brincando, família juntas confraternizando, descoberta de novos amigos, ótimo almoço e etc.  todavia, a impressão que permanece é que o dia passou rápido demais, ficou a sensação de querer mais. Necessitávamos que o relógio andasse lento para ter tempo suficiente para conversar com todos. Para ouvir e expor os relatos do que ocorreu com cada um ao longo destes 30 anos, e saber em que está trabalhando e etc. 

É fato, o tempo foi pouco para desarquivar, uma a uma, sobretudo as boas lembranças de amizades, dificuldades diversas para estudar, cooperação, brincadeiras, as disputadas partidas de futebol e as lutas sociais travadas durante o período acadêmico que sonhávamos e buscávamos um mundo melhor, solidário e justo. Este legado é o que nos unem até hoje e nos faz instigar a buscar, há promover um dia para recontar e reviver a história de cada um e que deve servir de exemplo para a nossos filhos.


Foi um bom começo para que daqui para frente possamos reunir todos os anos e com mais frequência mais e mais amigos que convivemos e estudamos juntos e hoje estão espraiados por todos os lugares. O próximo encontro já definido para o dia 21 de abril ano de 2015 na cidade de novo Hamburgo. A expectativa é que vai ser um imenso encontro de alegria e muita descontração.👍