Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Araucária planta brasileira em extinção.

Árvore brota o pinhão rico em vitaminas e sais minerais.

A araucária árvore do Brasil quase em extinção ela produz uma semente onde contém uma gostosa amêndoa conhecida como pinhão. Ela é rica em vitaminas A, E, K e sais minerais principalmente ferro, zinco, cobre e manganês; fibras; gorduras e alto teor de antioxidantes; proteínas e amido. A semente da araucária rica em fibras vitaminas e minerais. Mas está diminuindo a cada ano sua produção devido as condições climáticas e a má exploração dos consumidores.
A imagem mostra uma bela araucária ainda tenra
A araucária árvore do Brasil quase em extinção ela produz uma semente onde contém uma gostosa amêndoa conhecida como pinhão. Ela é rica   em vitaminas A, E, K e sais minerais principalmente ferro, zinco, cobre e manganês; fibras; gorduras e alto teor de antioxidantes; proteínas e amido. A semente da araucária rica em fibras vitaminas e minerais. Mas está diminuindo a cada ano sua produção devido as condições climáticas e a má exploração dos consumidores.

Os turistas encontram a araucária na serra gaúcha.

Os turistas que passam as margens das rodovias que dão acesso às cidades turísticas da Serra gaúcha como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e tantas outras.

Depara-se a muitos quiosques especializados na preparação e venda desta semente deliciosa e nutritiva. Rico em fibras e sais minerais como: potássio ferro, zinco, cálcio e etc. Existem Também nestas regiões as famosas festas do pinhão onde são apresentadas diversas receitas culinárias típicas e seus saborosos pratos derivados do pinhão.


Nos dias das festas muitos cantores populares do Brasil se apresentam para alegrar e animar o público e degustar o pinhão de diversos gostos e jeitos. 
A natureza brindou os habitantes do Sul e Sudeste brasileiro através de uma imponente árvore à Araucária que embeleza estas regiões. Uma planta encontrada na mata atlântica, mas encontra-se em perigo de extinção. É protegida por leis federais como o código florestal brasileiro. Esta majestosa árvore pertence cientificamente à família das “araucariáceas”, diz respeito à espécie “angustifólia”, provavelmente do período jurássico que equivale a 200 milhões de anos.  Ela é muito fácil de identificação na floresta devido a sua superioridade de aproximadamente 50 metros de altura e medindo um diâmetro de 2,5 m superando assim as demais árvores. Ela é como se fosse a chefe em altura onde as demais não podem ofuscar sua beleza e esplendor na minguada e sobeja mata atlântica brasileira.
A ciência faz a classificação genérica das sementes em várias espécies de “pinaceaes” e “araucariácea”, plantas “gimnospérmicas”. Entretanto, os brasileiros que moram nestas regiões onde existe a Araucária nativa “angustifólia” nomeiam popularmente esta semente de pinhão. Importante ressaltar o valor cultural, culinária, econômico e ambiental para estas regiões brasileira.
Três araucárias ainda tenras e lindas.

A ciência faz a classificação genérica das sementes em várias espécies de “pinaceaes” e “araucariácea”, plantas “gimnospérmicas”. Entretanto, os brasileiros que moram nestas regiões onde existe a Araucária nativa “angustifólia” nomeiam popularmente esta semente de pinhão. Importante ressaltar o valor cultural, culinária, econômico e ambiental para estas regiões brasileira.

Já houve épocas que a produção desta semente era volumosa e atualmente vem partindo para uma ligeira escassez. Certamente os fatores climáticos desequilibrados destas últimas décadas vêm interferindo direto no declínio da produção. Além das pessoas colherem os frutos provavelmente desordenadamente. Os efeitos negativos começam a surgir fortemente a cada safra.

O pinhão vem sendo reduzida em função da ação do homem predador.

Portanto, os povos da Região Sul e Sudeste do Brasil nesta época do ano entre o outono e o inverno tem na mesa mais um ingrediente especial provindo da natureza o delicioso pinhão a semente da árvore Araucária. Este alimento além de ser bom para a saúde é um grande agente que tem uma função de congregar e unir as famílias e amigos para comer pinhão, geralmente acompanhado ao chimarrão.


Semente comestível da árvore araucária é uma amêndoa saborosa conhecida como pinhão.
As sementes das araucárias o pinhão.
Todavia, o que se percebe é que a cada ano está planta nativa a araucária própria do Sul e Sudeste do Brasil vem diminuindo aceleradamente a sua produção de sementes de pinhão e consequentemente o preço desta saborosa iguaria alimentar da natureza vem sendo majorada de acordo a demanda dos consumidores. Todos devem respeitar o período estabelecido em lei e não exagerar na colheita, colher obviamente os frutos maduros.

Devem acatar o processo natural de amadurecimento dos frutos que consequentemente pode também intervir numa baixa produção dos anos subsequentes. É uma questão de conscientização ambiental e pela preservação da espécie por todos os habitantes destas regiões brasileiras. Presenteadas por esta espécie que são sinônimos de beleza natural, costumes culinários, um fator econômico importante, as festas, e, sobretudo a preservação desta espécie linda do que resta neste nicho ecológico brasileiro.
A foto mostra a pinha o fruto da árvore da araucária de onde se retira as sementes com saborosa amêndoa conhecida como pinhão.
A foto mostra a pinha o fruto da árvore da araucária de onde se retira as sementes com saborosa amêndoa conhecida como pinhão.   
As sementes da araucária na feira prontas para vender aos consumidores.
As sementes da araucária na feira prontas para vender aos consumidores 
Araucárias ainda tenras e lindas.
Araucárias ainda tenras e lindas.

Araucárias ainda tenras e lindas.
Araucárias ainda tenras e lindas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.