Pular para o conteúdo principal

Morre Nelson Rolihlahla Mandela

O MUNDO SE DESPEDE DO MAIOR ESTADISTA CONTRA O RACISMO DA ÁFRICA DO SUL.

Este dia 05 de dezembro de 2013 entra para a história como o dia triste.  O mundo se despende com muita consternação de um dos grandes baluartes contra o regime segregacionista do planeta o mais tenebroso apartheid. Morre aos 95 anos o Srº. Nelson Rolihlahla Mandela, Pretoria. Grande advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre.
Mandela  segurando a taça da copa de 2010 em seu país. 

Este dia 05 de dezembro de 2013 entra para a história como o dia triste.  O mundo se despende com muita consternação de um dos grandes baluartes contra o regime segregacionista do planeta o mais tenebroso apartheid. Morre aos 95 anos o Srº. Nelson Rolihlahla Mandela, Pretoria. Grande advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre.  Também, mais conhecido lutador contra o racismo da África do Sul. A luta de Nelson Mandela é conhecida por todos. Há um vasto material de pesquisa entre: filmes, livros, biografia, documentários, diversos artigos de jornais e revistas do mundo inteiro.  Entretanto do este singelo blog já mais deixaria de fazer este registro de um exímio intelectual e incansável lutador pelas causas humanas em busca por igualdade e dignidade entre os humanos desprovidos de seus direitos fundamentais. Seu nascimento foi na aldeia de Mvezo, 18 de julho de 1918 e seu falecimento em 05/12/213.
Atualmente habitamos neste mundo tão desigual, egoísta, excludente. E que ainda prevalece de forma velada exemplos de racismo em todos os países do mundo. A batalha incansável de Nelson Mandela contra o cruel regime segregacionista o apartheid na África do Sul; permanecerá como legado para o mundo. E principalmente por todos que lutam contra qualquer tipo de pré-conceito e racismo em qualquer lugar do mundo. O exemplo de coragem transcenderá gerações e gerações. Fica esta virtude de que vale a pena lutar contra; por tudo o que é injusto e desumano neste mundo atual. Hoje o que mais notamos em todos os países são muitos exemplos de atitudes desumanidades e a grande maioria da população permanece inerte, apáticos diante das injustiças que ocorrem ente os humanos em plena luz do dia e em muitos casos in loco e ninguém faz absolutamente nada para estancar as injustiças.

Mandela não se calou e nem permaneceu insensível frente às injustiças do povo sofrido e injustiçado de seu país. Pelo contrario foi um bravo lutador contra este regime que separava o mesmo país em dois. Sofreu muito, mas as perseguições e sofrimentos serviram como combustível para seguir adiante lutando contra um regime desumano da contemporaneidade o apartheid.    Sua bravura não foi em vão e os resultados foram positivos surgiram com muita dor e sofrimento. Não foi simples chegar aonde ele chegou. De uma condição de perseguido passou a perseguir um regime cruel e sua luta conseguiu eliminar segregacionismo e unificar a África do Sul.  Chegou ao cargo mais importante daquela nação; o de Presidente da África do Sul: de 1994 a 1999. Além disso, foi o ganhador do Premio Nobel da Paz de 1983.  

Os grandes lutadores de causas humanitárias e sociais não escapam de perseguições, processos, julgamentos injustos e prisões. Mandela não foi exceção. No dia 11 de junho de 1964 foi condenada a prisão perpetua e mandado para a prisão da Ilha Robben. Ao chegar mandaram para a cela de numeração seguinte: 466/64. Aquela cela que tinham os comprimentos diminuídas de 2,5 por 2,1 metros, e uma pequena janela de 30 cm onde passou 27 anos de sua vida preso. Após muitas lutas Mandela voltou à liberdade Em 11 de fevereiro de 1990. Quando reiniciou sua trajetória política até conquistar a Presidência da África do Sul.

Portanto Nelson Mandela entra para história como um referencial de lutas contra as injustiças sociais. Mostrou seu exemplo em seu país e hoje é este ícone de coragem, honestidade e seriedade para todos que abraçam uma causa sem temer as consequências. Podemos afirmar que ele foi um dos grandes chefes morais e políticos irrefutáveis do mundo contemporâneo. Parabéns Mandela pelo seu exemplo de luta que ficará para sempre na memória de cidadão do mundo mergulhado nas injustiças sociais.


                                        Biografia - Nelson Mandela - YouTube
   



Comentários