Respeitar os alertas da meteorologia pode evitar fatalidades

 O PAPEL DA TECNOLOGIA METEOROLÓGICA BENEFICIAR A HUMANIDADE.

Hoje o mundo contemporâneo é movido à tecnologia. É extraordinário quando esta tecnologia avançada vem a serviço da humanidade. Um excelente exemplo são os serviços de meteorologia espalhados no mundo inteiro que usam tecnologias avançadas para atualizarem a previsão do tempo constante. E emitirem alertas as populações para tomarem cuidados especiais com os furiosos e descontrolados fenômenos naturais.
imagem de satélites do furacão das Filipinas

Hoje o mundo contemporâneo é movido à tecnologia. É extraordinário quando esta tecnologia avançada vem a serviço da humanidade. Um excelente exemplo são os serviços de meteorologia espalhados no mundo inteiro que usam tecnologias avançadas para atualizarem a previsão do tempo constante. E emitirem alertas as populações para tomarem cuidados especiais com os furiosos e descontrolados fenômenos naturais.  

A maioria da população mundial tem acesso fácil à internet e são lá que os centros de meteorologia informam com antecedência uma possível ocorrência incomum em municípios, estados ou até mesmo em vários países simultaneamente. Este é o papel extremamente verdadeiro da tecnologia em ajudar na prevenção e benefícios a humanidade. Quando ajuda no serviço prevenção para que as pessoas possam tomar os cuidados para evitar fatalidades e danos maiores.

Não sou desta área, mas utilizo diariamente a previsão do tempo. Leio bastante sobre este serviço e considero fascinante este trabalho dos meteorologistas. Percebe-se o quanto eles tem um zelo especial em passar para a comunidade um serviço grandioso de utilidade pública e mesmo assim ainda, é incompreendido por muitas pessoas que acompanha este esplêndido trabalho.  Muitos pesam que os meteorologistas não possam errar. O próprio nome já diz: previsão do tempo. Pode dar certo ou não as previsões do tempo e os alertas emitidos, que poderão acontecer como também não ocorrer.

Percebe-se o quanto eles tem um zelo especial em passar para a comunidade um serviço grandioso de utilidade pública e mesmo assim ainda, é incompreendido por muitas pessoas que acompanha este esplêndido trabalho.  Muitos pesam que os meteorologistas não possam errar. O próprio nome já diz: previsão do tempo. Pode dar certo ou não as previsões do tempo e os alertas emitidos, que poderão acontecer como também não ocorrer.
Olho do Tufão que atingiu as Filipinas
Mesmo dispondo de muitos equipamentos, instrumentos, computadores de última geração conectados aos satélites que captam as imagens de toda a movimentação do clima do planeta Terra. Há sempre uma probabilidade dos cálculos minuciosos que são feitos para se chegar a uma conclusão, não darem certos. Isto por quer a todo instante o clima muda velozmente e consequentemente a previsão pode mudar e, não acontecer o se previu entre dois, ou em um dia ou mesmo em poucas horas tudo pode mudar.

Muitos talvez nem saibam, mas, para fazer uma previsão do tempo os meteorologistas usam uma parafernália de equipamentos e instrumentos. Quem é leigo no assunto fica pasmo ao visitar uma estação meteorológica. Constatei isso em uma vista que realizei a simples estação meteorológica da nossa cidade.

Aqui entra uma questão social gravíssima o nosso país não está preparado para socorrer vitimas de severo evento meteorológico de qualquer espécie.
Furacão catarina em 24/04/2004 no Sul do Brasil
Como é apenas uma estão simples foi me apresentado alguns instrumentos: hidrômetro, anemômetro, termômetro, biruta e barômetro cada aparelho tem uma função especifica que ajuda a compor a previsão do tempo. Isto utilizando dados das grandes estações meteorológicas do Brasil e até do mundo. Que são bem equipadas e tem seus supercomputadores que processam os mais variados mapas climáticos. Usam modelos e mais modelos para se chegar a um prognóstico para a elaboração de uma previsão do tempo que poderá dar certo ou não, quando é um fenômeno apavorante é melhor mesmo que não aconteça.


Aqui entra uma questão social gravíssima o nosso país não está preparado para socorrer vitimas de severo evento meteorológico de qualquer espécie. Nós temos gestores públicos que não estão preocupados com os alertas emitidos pelos os meteorologistas. Há muitas situações que somente tomam providencias depois que as coisas aconteceram. Temos uma tecnologia que fazem alertas precisos, mas do outro lado temos administradores públicos responsáveis pela segurança da população que não tomam as providencias cabíveis. A população é quem sofre e principalmente os mais necessitados.

enchente em Novo Hamburgo 2013/foto jornal NH

Portanto, o mais importante é que o planeta precisa da colaboração de todos e auxiliados pela tecnologia de ponta. E principalmente das orientações dos meteorologistas; estes profissionais que trabalham com esmero para entenderem as grandes e contínuas transformações climáticas da Terra. Elas estão acontecendo vertiginosamente a cada dia e se nota visivelmente a cada década. A tendência é piorar se não soubermos utilizar o que a natureza nos proporciona para nossa sobrevivência de forma sustentável e com prudência. A natureza é sábia ela exige do homem que a respeite, pois ela dar uma resposta à altura das destruições que os humanos fazem em nome do lucro abusivo.  São vários fatores construídos pelo o próprio homem predador.  Rapidamente estamos sentindo os efeitos fruto de uma desarmonia entre homem e o meio ambiente. Resta contar as analises e as orientações dos profissionais que rastreiam as mudanças do tempo através das ferramentas que a tecnologia dispõe a serviço da humanidade.  

          

Comentários