Pular para o conteúdo principal

A música barroca transcende os séculos.

http://www.analiseagora.com/
Violino um dos intrumentos musicais  importantes da orquestra.
A música revela um estilo cultural e artístico de uma época histórica, o Barroco foi o movimento cultural e artístico que teve início no século XVI até ao século XVIII. Este prolifero movimento praticamente nasceu na Europa e se expandiu para todo os confins do mundo.  No Brasil o barroco ganhou amplos campos fertilizados pela influência religiosa do período colonial que prosperou o seu desenvolvimento. Principalmente nas cidades do Estado Minas Gerais, tendo como uma figura representativa o aleijadinho e suas obras esculpidas em pedra sabão e suas famosas pinturas e os suntuosos altares das igrejas históricas deste Estado do Brasil.

Da mesma forma aconteceu na música este movimento de estilo único tem sua gênese no velho mundo quando brotou ópera da brilhante mente, de Claudio Giovanni Antônio Monteverdi, na Itália do século XVI e tantos outros compositores, maestros e cantores deste fértil período até o grandioso artista alemão   Johann Sebastian Bach, quando se encerra um ciclo cultural de impressionante produtividade. Isto já era a metade do século XVIII. Apenas os autores morreram, mas suas obras continuam vivas e   transcendendo o tempo, são atualíssimas e inigualáveis. 
Assim como a história universal da humanidade tem suas divisões e fatos. À música também tem seus próprios períodos que revela os fatos e personagens que criaram uma intensa produção no mundo da música arte, dentro de um esplêndido período da história dos humanos.


O período Barroco ratifica ser riquíssimo na produção genérica da arte. Ressaltando a música desta época que se transformou num legitimo ícone de verdadeiras e requintadas composições que retratam uma realidade introspectiva vivida pela população deste período histórico.  Um tempo fértil que poderemos identificar célebres compositores iluminados que pensaram suas obras dentro deste estilo próprio e contemplativo. As obras de arte musical deste momento sublime na história da música se perpetuaram de gerações para gerações. 

A música arte é criação cotejada das imponentes obras artísticas; que não se decompõe no tempo. Pelo contrário, permanece sedimentada no mundo da música de estilo único; sendo degustada pelos tímpanos de bom gosto, que sabe distinguir e apreciarem as refinadas composições dos grandes mestres clássicos do estilo barroco.

http://www.analiseagora.com/
Violino um instrumento musical importante na composição de uma orquestra musical.
Música no blog é um momento especial que o blog “analiseagora” dedica a este componente cultural importantíssimo da arte. Nesta matéria um momento para a música do estilo barroca que revela uma época de harmonia histórica e continua muito presente na nossa vida cultural e artística no mundo contemporâneo. Obviamente que nem todos gostam deste estilo. Como já falei em outros momentos gostos de estilos musicais é como sentença de um juiz não se questiona se cumpre. Esta sentença da mesma forma serve para a arte. E em relação à música, não se discute se respeita os gostos artísticos e musicais de todos.
Utilizarei o YouTube apresentarei algumas músicas desta época para todos os leitores e apreciadores deste estilo de música agradabilíssimo e de uma sensibilidade única. Como este período foi muito produtivo é impossível colocar todos os vídeos numa postagem apenas irei apresentar cinco nomes deste período e deixarei um link da Wikipédia onde tem um anexo completo de todos os compositores da música barroca, além de outras e suas fases. Óbvio para quem se interessar em pesquisar e ouvir uma música arte que faz bem para a alma. Desejo a todos os apreciadores da música barroca um momento de excelência para curtir uma bela música. Experimente você também ouvir este estilo de música pelo menos uma vez, talvez possa despertar o gosto por este estilo musical que acalma a mente e faz acalentar a alma.   
                                                  
                                                                  

                                                              Mozart - Piano Concerto No. 21 - YouTube





                               

                                   Vivaldi - Gloria-YouTube






                      Jesus Alegria dos Homens - J. S. Bach-YouTube




                                         Handel Hallelujah-Aleluia de Handel-YouTube







                                La Traviata - Verdi-YouTube




Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença está presente na vida humana e   setores da sociedade. A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante …

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.