Pular para o conteúdo principal

Você conhece a real conjuntura de sua cidade?

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra uma ciclovia em volta ao parque da cidade.
Você conhece com toda a certeza absoluta, a real conjuntura da sua cidade na qual habitas? Já observou que nela existem meios e locais apropriados para praticar exercícios físicos e eliminar o sedentarismo da sua existência? Se não tem está na hora de cobrar do poder público ambientes que vem a estimular a sair do comodismo, para se obter conforto de vida. Em regra, é raro para a maioria dos cidadãos pararem um instante para visita e observarem minuciosamente a localidade onde se habitam.  Notarem se existe ou não coisas boas para que possam utilizar para o bem-estar da saúde pessoal e do coletivo. Coisas como ciclovias, quadras e ginásios poliesportivos e etc.




Será que em nenhum momento despertou a curiosidade para verificar quantas coisas boas existem onde se mora, mas não as valorizam. Comumente passam despercebidas aos nossos olhos e não as aproveitam em prol da saúde, lazer, esportes e o convívio harmonioso com o meio ambiente, etc.

Experimente separar um dia para fazer um tour tranquilamente, sem aquela preocupação para resolver negócios.  Por quer quando se faz isto, não se temos tempo para observar absolutamente nada. Geralmente corre contra o tempo para resolver tudo em tempo hábil. Quando sair serenamente vai perceber que em sua cidade há parques, praças arborizadas, ciclovias, quadras e ginásios esportivos, pistas atléticas, academias de ginásticas ao ar livre, etc. tudo isso existe em muitas cidades brasileiras.   Infelizmente poucos percebem e usufrui em prol da sua saúde e para ganhar satisfação existencial.

Algumas das cidades brasileiras dispõem de tudo isso e mesmo assim ainda a população são vencidas pelo sedentarismo. O mal da atualidade contemporânea que lentamente corrói a saúde humana. Quantas vezes as pessoas, deixam de praticar esportes, fazer caminhadas nas ciclovias da cidade; para permanecer grudado na cadeira e passam horas e mais horas em frente ao computador curtindo os atrativos do mundo virtual? Este longo tempo diante da internet pode custar caro no futuro para saúde.
Pode conduzir a gerar uma série de efeitos colaterais tais como a obesidade e suas consequências, ansiedade e até mesmo a depressão. Enquanto lá do outro lado da rua existe ambientes saudáveis   esperando todos os sedentários modernos, mas   e não aparecem para aproveitar as belezas naturais.

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra mais uma nova ciclovia para andar de bicicletas

Muitas cidades brasileiras têm uma infraestrutura bem organizada e um plano diretor estrategicamente pensado visando a proporcionar aos habitantes e turistas comodidade.  Quero deixar bem claro que nem todas as cidades brasileiras são assim. Existe uma variação extrema de Região para Região, Estado para Estado e de Município para Município do Brasil. Depende muito como os gestores públicos administram o dinheiro do povo. Todavia aos poucos a própria população começa a exigir de seus gestores uma cidade melhor, humana, habitável, etc. Onde se promova mais conforto para todos os moradores, pois é justo que os contribuintes paguem altos impostos, sobre tudo que compram ou vendem, mas o retorno praticamente nulo.

Para construir uma cidade para proporcionar   condições para uma vida melhor para a população, nos tempos de hoje é muito complexo. Há muitos fatores que embaraçam os habitantes de terem uma cidade boa para viver com qualidade; não importa o tamanho. Existem muitas cidades brasileiras que são pessimamente mal planejadas e outras já nasceram desorganizadas sem planejamento, muitas delas frutos de invasões das áreas verdes, que são proibidas para a construção de moradias.  Tem situações do mau uso do dinheiro público pelos maus governantes que deixam de investirem em setores que venham produzir bem -está à população, mas roubam o dinheiro público para fins espúrios.  Este dinheiro é desviado para abastecer a vala abjeta da corrupção.

Portanto, os habitantes que têm o privilégio de morarem em uma destas cidades em que seus gestores públicos, investem no bem-estar   de seu povo são privilegiados. Então, está mais do que na hora de todos começarem a usufruir das boas coisas que são oferecidas para o bem da saúde. Tudo é simplesmente uma questão de planejamento pessoal. Aprender a dividir o tempo para investir em saúde e em bem-estar. Para que isso venha ocorrer, não se pode permanecer o tempo todo plugados na internet ou vendo algum besteirol da péssima programação da televisão brasileira. Fundamental escolher um tempo para aliviar a cabeça e ir passear, fazer caminhadas, andar de bicicleta, jogar uma bola com os amigos ou com os filhos nos parques e quadras esportivas públicas, curtir o verde que algumas cidades ainda proporcionam. Cada um faz o que mais gostar e colocar o corpo em exercício para ter uma mente sadia.

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra a pintura de uma bicicleta indicando que na cidade existem ciclovias


Aqui voltamos à velha e atual máxima latina “Mens Sana in Corpore Sano" sem dúvida para que se tenham uma mente sadia e ativa necessariamente devem-se ter um corpo sadio. E para conseguir isto obrigatoriamente tem que praticar sempre um tipo de exercício físico aquele que mais se gosta de fazer. O melhor é que tudo isso pode se fazer gratuitamente, muitas cidades já oferecem este conforto. Fundamental, é que cada um necessita, tomar a iniciativa para começar a fazer um exercício persistência; os benefícios surgirão com certeza. E você conhece as coisas boas de sua cidade? O que sua cidade lhe oferece de bom e prático que poderá ajudar para melhorar a qualidade de saúde da sua vida? Se não tem nada do que falei comece a cobrar do seu prefeito e dos seus vereadores ações urgentes, para construírem alguma coisa; que venha promover qualidade existencial para todos os munícipes.   Mexam-se!👍