Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

O desenvolvimento humano no Brasil é lento.

Vinte anos para aumentar a qualidade de vida no Brasil.


A imagem de fundo azul e caracteres em preto e vermelho diz: Brasil IDH municipal de 47,5% em vinte anos.
O Índice de desenvolvimento humano brasileiro é lento.
Não vamos ser tão radicais para afirmar que o país não está desenvolvendo. Está sim, mas de uma forma lenta e desigual. Há um processo de crescimento nos índices sociais de desenvolvimento humano em diversos municípios brasileiros. Já mais podemos nos contentar ao ritmo deste desenvolvimento social que poderiam ser mais acelerados. Temos um ritmo lento para resultados não tão expressivos em proporção ao tempo para alguns dígitos no Rank nacional entre os municípios brasileiros.

Foi o que mostrou esta pesquisa da ONU e que agora foi divulgada. Fica evidente o lento ritmo para alcançar um pequeno avanço nos índices na melhora do desenvolvimento humano no Brasil.
O IDHM (índice de desenvolvimento humano municipal) é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Segundo está pesquisa de 1991 a 2010 o país chegou ao índice de 47,5% de desenvolvimento. Dados pesquisados nos 5.565 municípios brasileiros aproximadamente vinte anos.

O calculo é feito através das informações que a população transmite aos pesquisadores seguindo os indicadores de qualidade humana. No entanto, são diferentes do IDH global que são divulgados todos os anos o Pnud (programa das nas unidas para o desenvolvimento ) que é bem conhecido e comparativo entre países.

Nesta matéria quero apenas analisar o fator educação. 

A educação brasileira e seus problemas.
Comprovadamente esta pesquisa mostra que a educação mesmo que tenha subido de posição. Traz um alerta preocupante mostrando que todo o sistema envolvendo a educação de nosso país exige ações urgentes para melhorar este importante indicador de desenvolvimento humano em nosso país. A educação merece um profundo comprometimento por parte dos governantes brasileiros.  Todos os gestores públicos: federais estaduais e municipais do Brasil. O setor da educação como sempre tenho afirmado neste blog, nunca foi e talvez nunca seja prioridade neste país. Um país só terá desenvolvimento integral se investir plenamente em educação. O desenvolvimento será emperrado por pouco tempo se não houver investimentos pesados na educação na educação brasileira. Os países desenvolvidos priorizaram a educação antecedendo o desenvolvimento.


Enquanto, no Brasil os gestores públicos se não pensarem a educação: como sendo imprescindível para alavancar o crescimento e consequentemente; uma qualidade de vida completa para a população. Sempre estaremos na contramão de tudo. Não adianta simplesmente ter longevidade e aumento de renda se não existir educação para saber administrar e viver melhor. Infelizmente a educação nunca foi e talvez nunca seja prioridade em nosso país, repito.  Esta realidade quanto ao descaso da educação brasileira vem desde o período da colonização, até os dias atuais. Não vislumbramos nenhuma criação de politicas públicas que possa reverter este quadro preocupante. Sinalizam com os lucros dos royalties do pré-sal, porem não temos garantias que este dinheiro chegará por completo à educação.  Falta vontade politica para pensar em um plano sério, que venha socorrer à educação do nosso país que está indo a caminho da calamidade pública. Indispensável neste instante um plano para recolocar o sistema educacional do Brasil nos trilhos correto. E desbravar longos caminhos em busca de todos os índices que medem o desenvolvimento humano de uma forma completa desta nação gigante.  Estamos longe desta realidade, mas não é impossível falta vontade politica para fazer acontecer. Existe dinheiro o que falta é coragem de investir em conhecimento.

O que temos hoje no Brasil em relação à educação: uma rede pública de ensino praticamente falida, exceções de alguns municípios. Escolas caindo aos pedaços, alunos correndo perigo de estudar em escolas mal conservadas. Professores tendo seus direitos desrespeitados, ganhando um salário indigno a sua formação e profissão. O sistema pedagógico arcaico contraditório ao um país que teve um aumento do IDHM nos itens de longevidade e renda, mas que mesmo assim, não equitativo para todos os municípios brasileiros. 

Para melhorar o IDH é investir na educação.


Mapa da evolução do IDHM dos municípios brasileiros.
Portanto, meus amigos o caminho é longo e árduo em nosso país. Esta pesquisa mostra uma estatística real do país e deveria servir de parâmetro para os nossos governantes repensarem um novo caminho para a educação. A educação em nosso Brasil tem capacidade, mas é necessário medidas para reconstruir uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Infelizmente como tudo o que é público passa sem dúvida pelos nossos políticos. Aí que jaze o perigo de absolutamente nada ser feito. Temos poucos parlamentares legisladores do nosso país que tem o mínimo de interesse pela educação. Só existe um caminho pressão popular por melhorias na educação. E que nas próximas eleições a população possa ter a sabedoria de votar em candidatos que erguem a bandeira da educação como prioridade das prioridades.  Votando errado, todos caminharão na direção do precipício da ignorância e do subdesenvolvimento sem retorno.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.