Pular para o conteúdo principal

A música arte sempre fez e fará história no Brasil e no mundo.

http://www.analiseagora.com/
A música que ajudou a contar a história do Brasil.
A música como arte identifica fidedignamente os períodos marcantes da história em que um povo estava, esteve ou está convivendo. O Brasil é repleto de momentos especiais onde à música arte, sempre se encarregou de construir e externar publicamente para o mundo, através das letras e nos mais variados ritmos o quadro panorâmico da atual realidade ocular vivido por nosso povo. Por isso, oferecendo continuidade do meu simples projeto música no blog. Almejo nesta matéria cultural apresentar aos leitores um pouco de história da nossa privilegiada e amada Musica Popular Brasileira. Mesmo que já existem muitas e muitas matéria sobre este tema, mesmo assim irei elaborar a minha opinião particular a partir do meu ponto de vista.

Revertendo para a década de sessenta nos deparamos como uma mistura de gênero musical, conhecido como “Musica Popular Brasileira” (MPB) e Bossa Nova. Após uma fusão histórica, os representantes dos movimentos Bossa Nova e MPB, tomaram esta decisão nobre de se unirem em trono de um grande objetivo que era no momento, todos lutarem veementemente por mudanças, transformações de um tempo nefando no campo político que afetava os cidadãos brasileiros que se opunham a este regime cruel, e infeliz da nossa história, a ditadura militar. Os compositores engajados nesta batalha, por dias melhores, exerceram um papel extraordinário na história através das mensagens artística que traduziam a truculência da situação e simultaneamente a partir da sutileza artística e única, gritavam estridentemente pelo fim deste regime nefasto. Porquanto, através da arte musical todos catavam por mudanças para toda nação em sofrimento e desesperança.

Talvez a nossa geração atual que considero privilegiada e feliz por não terem passado pelos momentos dos conhecidos “anos de chumbo” da nossa história, não compreendam muitas coisas o que a MPB quer nos transmitir, mesmo que em nossas escolas recebam superficiais conhecimentos históricos desse período triste de nosso país. Analiso sempre a MPB como música arte, que ajudou a encorajar os grandes movimentos populares a irem as ruas contra este regime desprezível de nossa história. E dentro da MPB temos músicas que se tornam legítimos hinos que eram cantados por todos nas: ruas, praças, teatros, dentro dos movimentos estudantis e das universidades.

Talvez a nossa geração atual que considero privilegiada e feliz por não terem passado pelos momentos dos conhecidos “anos de chumbo” da nossa história, não compreendam muitas coisas o que a MPB quer nos transmitir, mesmo que em nossas escolas recebam superficiais conhecimentos históricos desse período triste de nosso país. Analiso sempre a MPB como música arte, que ajudou a encorajar os grandes movimentos populares a irem as ruas contra este regime desprezível de nossa história. E dentro da MPB temos músicas que se tornam legítimos hinos que eram cantados por todos nas: ruas, praças, teatros, dentro dos movimentos estudantis e das universidades. Ainda que a repressão dos militares fosse atroz quando desconfiavam que uma música popular fosse um canal de comunicação entre os opositores do regime atual.  
Musica Popular Brasileira, além de conter em sua essência a sofisticação romântica também não deixava de fora o aspecto reivindicatório de uma nação sofredora e que exigia uma mudança para uma vida de paz, harmonia e solidariedade entre o povo brasileiro. Dentro deste contexto histórico a nossa MPB temos os grandes gênios que são verdadeiros expoentes da música popular que ajudaram através, da música arte, a construírem o processo de redemocratização brasileira. Entre tantos podemos citar alguns que são os grandes mestres desse gênero musical genuinamente nacional que transformaram a História do nosso Brasil. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Tom Jobim e tantos outros. Espero não fazer injustiça com os demais.

Por tanto, o blog analiseagora através das músicas   do YouTube, tem o privilégio de apresentar algumas músicas de alguns dos nossos artistas que marcaram a nossa história. Todavia é impossível apresentar uma “playlist of music” de todos e ficaria extensa. Deixaria a matéria muito longa e apenas estou apresentando algumas músicas e depois os leitores podem pesquisar e ouvir seguindo os artistas e as suas composições preferenciais.   Se torna quase dificílimo citar todos, mas pelo menos alguns que nos ajudarão a conhecer a beleza da música arte que representa um período de suma importância da história brasileira. Desejo uma boa leitura, acompanhado da  boa música popular brasileira.



         Elis Regina:alô,alô Marciano.

       
                                         
       Elis Regina:O bêbado e o Equilibrista.

 
Cálice-Chico Buarque.

                                               
                                             
            Apesar de você-Chico Buarque.


   Geraldo V.para não dizer que falei das flores.


       Gilberto Gil -não chores mais.


                          
    Caetano Veloso-você não entende nada.

 
         
             14 bis-nossa linda juventude.

                                                  

       Tom J. e Elis-Águas de Março.

 

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.