Pular para o conteúdo principal

Hábito forçado de arquivar documentos fiscais.

http://www.analiseagora.com/
Documentos e notas fiscais a serem arquivadas para evitar problemas futuros.
As exigentes leis burocráticas brasileiras forçam a todos a criarem hábitos forçados de arquivar documentos fiscais. Aparentemente parece ser inútil guardar tantos papéis durante longos períodos de tempo nas gavetas e arquivos, mas quem não fazer este ritual ridículo terá terríveis consequências imagináveis e inesperadas posteriormente.   Mesmo que se vive na era da informação digital que transformou o mundo numa aldeia   globalizada conectada à internet. No entanto, diante de toda esta parafernália tecnologia atual a impressão que permanece é que tudo é inútil frente as exigências dos burocratas e tecnocratas brasileiros. As pessoas são obrigadas a retrocederem, no tempo quando se refere ao fisco brasileiro. Principalmente no momento de comprovar uma conta quitada no processo de digitalização em muitos casos não é aceitável. É obrigatório apresentar a nota fiscal original. 


Ainda que existam leis que amparam o cidadão de evitar guardar tantos documentos que são verdadeiros hotéis de traças, ácaros, fungos e outros insetos que prejudicam a saúde principalmente das pessoas alérgicas. Em muitas situações não são respeitados.
Infelizmente existem várias outras leis pelas quais, todos as pessoas deverão ter o máximo de cuidado minucioso, para guardar todas estas infinidades de documentos como as notas fiscais em casa, escritório ou com seu contabilista para evitar ter problemas e ser obrigado a pagar a mesma conta novamente. O absurdo é ter que ficar com estes entulhos dependendo do caso por resto da vida. Óbvio que tem aqueles de prazos   múltiplos entre   10 a 5 anos para evitar vexames de ser obrigado a pagar a mesma conta novamente sem direito de defesa.

Alguém já se deu conta de quantos documentos e notas fiscais de todos os tipos guardaram em uma gaveta tudo junto e desorganizado? O grande problema vem depois para fazer uma paciente seleção, do que é necessário guardar em um arquivo bem organizado. Tudo isto para poder fazer comprovação, do que você comprou e do que pagou durante um ano. Há comprovantes que são indispensáveis e que exigem mais atenção principalmente os do imposto de renda que determina que tudo seja devidamente comprovado para evitar cair na malha fina. O leão já está rugindo a nossa porta, para calcular quanto vai levar do nosso patrimônio em pesadas multas.

Também existem documentos de compras e vendas de bens duráveis, as pessoas precisam necessariamente ter muito cuidado e guardara-los em lugar seguro e acessível. Os contratos assinados de compra e venda, as procurações, faturas especiais, todos relacionados à previdência social, seguros, apólice de todas as espécies, escrituras de compra e venda de imóveis todos eles são documentos que merecem cuidados especiais, no momento de arquivara-los. 

Entretanto quais documentos fiscais deveram serem conservados para evitar problemas e grandes dores de cabeça futuros?  Estes somente terão validade se pagar outra vez e geralmente através de algum descuido ou outros problemas, esta situação pode sim acontecer aí vem grandes problemas. Entre tantos documentos existem aqueles básicos e para maiores informações é melhor consultar seu contador. Os mais comuns são os de dez anos. O Imposto de Renda, se deve guardar durante cinco anos. Todos os comprovantes de pagamento dos impostos de qualquer natureza, de todas as esferas: municipais, estaduais e federais. Além disso, nunca se pode esquecer das faturas quitadas de telefone, internet, TV por assinatura, luz, água, gás, os planos de saúde, as mensalidades escolares ou cursos superiores, as despesas, os chamados horários de todos os profissionais liberais. As faturas dos cartões de créditos, financeiras, alugueis e etc. Por tanto, já falei antes que existe em nosso país uma lei que reduz a quantidade de papeis dos arquivos. A lei nº12.007/2009, pouco consumidor desconhece e faz pouco uso da mesma. Esta lei dar direito ao consumidor pedir um recibo de quitação anual das empresas prestadoras de serviço e que deve ser arquivado durante cinco anos. Esta lei é fundamental por quer, além de reduzir os espaços em nossos arquivos, a mesma tem uma função ecológica, muitas árvores são preservadas e além disso os componentes químicos que são utilizados para a fabricação do papel nas indústrias de celulose e também as tintas para impressão e todos os gases poluentes que são jogados no meio ambiente, serão reduzidos.

A natureza com certeza agradece e todos nós, que ganhamos mais espaço em nossa casa e desativamos os hotéis dos micro-organismos que prejudicam a nossa saúde respiratória. São medidas sérias que todos devem usufruir pôquer é lei e assim, vamos ganhando qualidade de vida em nosso lar e nos ambientes de trabalho. No entanto, limpem e organizem suas gavetas com muita perícia para não ter problemas futuros.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…