Pular para o conteúdo principal

Chorinho a música arte refinada e popular do Brasil.

http://www.analiseagora.com/
O chorinho é a musica do Brasil 
Chorinho a música arte e popular do Brasil. A música é uma ala arte mais refinada que traduz fielmente a cultura, os costumes, os sentimentos e principalmente a história de um povo. Ela dispõe de uma lâmina afiadíssima para romper barreiras intransponíveis de outras culturas e interagir com facilidade junto a outros povos. Um gênero musical nasce em uma determinada nação, em época definida, se espalha por toda a parte contagiando a todos de uma forma unanime sem precedentes de geração para geração. A música que nasce como sendo expressão cultual de um povo não morre no tempo. Pelo contrário rejuvenesce todos os momentos e permanece viva na mente e serena aos tímpanos de um povo reproduzindo a sua história em letras e melodias sincronizadas. Geralmente a música constrói ao longo dos anos este ícone cultural que identifica um povo, sua história, sua cultura, seus costumes ao tom musical.


Toda a nação tem seus mais variados gêneros musicais e alguns ganham destaqueis, dentro e fora dos limites do país. A música de um país é reconhecida em qualquer parte do mundo; quando se toca em seu ritmo afinadíssimo, logo se identifica o país, história e a época da composição de tal musica especifica.

O Brasil é uma nação com múltiplos gêneros musicais a maioria é genuinamente brasileira que nasceram da alma cultural do seu povo. O chorinho é fruto da nossa riquíssima miscigenação racial que deu origem a belíssima formação cultural do nosso povo. Aqui nós temos uma esplêndida nação mestiça que produz múltiplos ritmos musicais que representam a identidade cultural brasileira no campo da música. Além desta variedade da música brasileira, existe também as músicas regionalistas que constituem a multiplicidade dos ritmos nacionais.
Diante de tanta riqueza musical que temos em nosso Brasil é impossível falar de todos, mas neste artigo quero me dedicar a um gênero musical bem brasileiro o choro ou chorinho como é mais conhecido. Considero o chorinho um gênero musical brasileiríssimo de requinte clássico devido à habilidade dos compositores os chamados chorões, tocarem em diversos instrumentos musicais complexos. A capacidade como os músicos compositores, produzem as composições e as traduzem de uma forma esplendorosa em música afinadíssima, nas chamadas rodas de choro. Sem dúvida traduzem com toda a sutileza, o que nós temos de clássico e erudito da nossa música popular e instrumental brasileira. O choro representa uma época bem definida e que não caiu no esquecimento do tempo. Concebe certo regionalismo brasileiro, e uma história de grandes compositores de chorinho que atravessou as fronteiras do país e de todas as épocas. O chorinho permanece atuante na musicalidade nacional.


http://www.analiseagora.com/
Título do blog analiseagora.

Óbvio que gosto musical não agrada a todos e jamais agradará. Mas como sendo um clássico nacional este blog analiseagora nunca deixará de mencionar em sua seção musical o chorinho brasileiro. Tenho consciência que há pessoas que tem preferência por este gênero e também aqueles que têm outras preferências, respeitos a todos. Porém hoje esta seção é para os amantes do chorinho. Assim, na medida do possível irei também escrever sobre outros gêneros musicais do Brasil e de outros países.

Portanto, a história do chorinho brasileiro remota ao século XIX focada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, tendo o pano de fundo a vinda da família real portuguesa em 1808. A presença efetiva, da realeza no Brasil teve influência direta na arte para destaque a música. Isto é, os portugueses pertencentes à corte real trouxeram em suas bagagens muitos instrumentos musicais que facilitaram o cultivo de vários gêneros musicais da época de tradição europeia, contribuindo para nascimento o do chorinho uma música instrumental brasileiríssima.
Entre os instrumentos vieram: cavaquinho, bandolim violão, piano e a flauta, instrumentos usados pela elite europeia da época para os bailes de gala. Ao longo dos anos foram acrescentados outros instrumentos para completar a harmonia do choro.

Os principais representantes do chorinho do Brasil são muitos e torna-se impossível listar todos. Pelo menos alguns nesta imensa riqueza de artistas do chorinho citará alguns mais conhecidos: Pixinguinha, Jacó do bandolim, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldir de Azevedo e Altamiro Carrilho. A todos os apreciadores desejoso um momento especial para ouvirem a música que nasceu no Brasil e espraiou por todo o mundo.

  Carinhoso - Pixinguinha.





          Displicente-Pixinguinha.









                 Jacó do bandolim -assanhado.



 
                                             

              Jacó do bandolim -noites cariocas.





                 Ernesto Nazareth-brejeiro.



                                               
                    Ernesto Nazareth-matuto.






    Zequinha de Abreu-tico tico no fubá.




          Zequinha de Abreu-Valsa-branca.



                                       

             Waldir de Azevedo-Brasileirinho.






                                             
           Waldir Azevedo-pedacinhos do céu.






      Altamiro carrilho-Bem-Brasil.





        Altamiro carrilho-Doce de coco.



Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…