Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

No Dia do Professor está mais para se lamentar, do que comemorar.

Neste  Dia dos Professores deveria ser de alegria e festa.


A imagem de fundo azul e letras douras está inscrito: Feliz Dia dos Professores é com Carinho!
Feliz Dia dos Professores é com Carinho!


O professor é o responsável por educar a nação brasileira, entretanto, é o menos remunerado na sua árdua missão do que todos os demais profissionais com formação superior. Evidente que neste dia os professores receberão inúmeras homenagens pela passagem de seu dia desde a sala de aula, as entidades sindicais ou até mesmo os empregadores, desta classe aguerrida, desvalorizada e sofrida pelos governos de todas as esferas administrativas do País.

Quiçá pelo fato de tanta desvalorização, seria visto como normal, se ninguém até os alunos não se lembrarem desta data. Esta situação vem confirmar o alto  grau de restrição dos professores em nosso país e especialmente no Rio Grande do Sul. Quem sabe, a maioria da população do país nem se lembrem desta classe jogada ao esquecimento. Mesmo diante deste quadro desolador se houver quaisquer lembranças, considero de suma importância para estes heróis permanentes da educação. Eles são os legítimos responsáveis por ajudar os estudantes na sua formação e futuros pensadores na construção de um mundo melhor.

 

A nossa homenagem aos mestres que ensinaram a ver o mundo diferente.

 

Seriam impossíveis nesta data reservada os professores não os homenagear e, ao mesmo tempo, não deixar de mostrar para o mundo como está o abandono do estado brasileiro em relação aos mestres. A maioria dos prefeitos e governadores não respeitam os direitos dos professores conquistados à base de muitíssimas lutas. Uma das grandes reivindicações adquiridas, mas até agora sem sua total execução, é o Piso Salarial Nacional do Magistério. Até agora não pago aos professores do RS, outros Estados e municípios do Brasil.

 

O governo gaúcho complica mais a vida dos mestres.

 

O governador gerou mais um agravante, entrou no STF com uma Ação Indireta de Inconstitucionalidade a famosa (ADI). Em seguida a lei aprovada pelos poderes e sancionada pela Presidente da República e ratificada pelo STF, porém, continua sub judice, devido um indexador de reajuste não aceito por alguns governadores do Brasil. Enquanto isso, o magistério gaúcho não tem muito a comemorar.

Neste dia que era para ser festivo é mais para lamentações e amarguras, ao receber esse salário de fome. Hoje o então governador tem a ousadia de pagar os salários parcelados. Ele vem a desrespeitar até as decisões judiciais e nada acontece. Enquanto isso, o professor está com suas contas atrasadas. O seu nome está sujo nos serviços de proteção ao consumidor (SPC, SERASA). Infelizmente as autoridades nada fazem para obrigar o Chefe do Executivo Estadual do PMDB a pagar os salários dos professores no dia certo e integral.

Outra reivindicação dos professores que estão longe de comemorar é a eterna contestação, dos famosos precatórios, que provavelmente não receberam e nem usufruíram o que lhes pertence por direito. Estes precatórios são causas processuais ganhas na justiça. Contudo, até o momento não foram pagas aos mestres.

Já há muitos anos e sem previsão desta proeza ser alcançada pelos legítimos detentores deste direito deferido através do poder judiciário. Muitos professores hão falecer e não irão receber estes direitos, talvez seus descendentes que não fizeram o mínimo de esforço vão desfrutar de algo que não lhes pertence. As promoções concedidas continuam nas mesmas situações dos precatórios que não tem prazo para serem pagas e o magistério permanece vivendo de esperanças a cada dia.

Em relação aos aumentos salariais reais, os mestres receberam desde o início do atual governo, aumento zero, mas tudo aumenta diariamente se transformando em uma equação difícil de resolver.

O próprio governo aplica o aumento zero aos que recebem através do sistema previdenciário do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS). O velho IPERGS possui um péssimo atendimento a todos os seus segurados. Contudo, a partir das novas mudanças todos os segurados e dependentes irão pagar muito caro para utilizar nas instituições de saúde do RS.

Ainda assim, o atendimento via (SUS) está melhor do que o próprio IPERGS. Todos o funcionalismo público paga mensalmente caro para não ter nada em atendimento à saúde. Quem era para desempenhar um atendimento de excelência aos funcionários do Estado pagam um alto preço mensal para ter retorno insuficiente chegando à avaliação zero?

 

Em meio a tudo isso existe uma categoria que trabalha doente (pesquisa do CPERS/sindicato) e em muitas situações os professores são ameaçados e agredidos pelos alunos e ninguém toma uma providência eficiente para resolver este problema.

As escolas em estado de calamidade, tendo um ambiente inadequado para os alunos estudarem e os professores não dispõem de meios adequados para desempenharem um trabalho de excelência.

 

O salário do professor brasileiro é péssimo.


A foto mostra a cédula de dois reais do dinheiro do Brasil.
A cédula de dois reais do dinheiro do Brasil. 


Portanto, diante deste quadro o magistério gaúcho não tem o que comemorar, mas simplesmente se lamentar amargamente. Justo neste dia dedicado a uma profissão essencial para a sociedade. Mesmo diante dessa cruel realidade vivida por todos os professores do Brasil e do RS, quero deixar minha homenagem a estes bravos guerreiros lutadores construtores de uma nação e mundo melhor. A educação é uma ferramenta poderosa de transformação, que existe no planeta. Todavia, os operadores desta ferramenta são desvalorizados.

 

Pense bem! Os profissionais de todas as áreas do conhecimento um dia passaram pelas mãos de um professor. Nenhum profissional, por mais bem-sucedido que seja, não chegou aonde está sozinho. Todo, um dia entrou numa escola e necessitou do conhecimento de um e de vários docentes para ensinar os primeiros passos rumo ao infinito mundo das possibilidades e dos conhecimentos das diversas áreas profissionais. Foi orientado por um mestre e continuam sendo atualizados por outros profissionais da educação. A educação como base de tudo, infelizmente em nosso país não tem espaço nas prioridades dos governos. A educação é e vai ser sempre desvalorizada, recursos financeiros existem, mas não para a educação.

 

Os educadores do País precisam ser mais valorizados.

 

Os professores principalmente do Brasil não são reconhecidos e nem valorizados como deveriam ser quanto à questão salarial. São pessimamente remunerados e nem conseguem ter uma vida digna como todos os trabalhadores deste país. Uma nação que é a sexta economia do mundo, mas não tem dinheiro para remunerar com justiça o trabalhador da educação, anda na contramão da história e do desenvolvimento, isto poderá em curto prazo ter consequências imprevisíveis no cenário internacional. O país continua na vergonha mundial batendo a Classificação de ser 88.ª colocada em qualidade em educação. A estes heróis que desempenham múltiplas tarefas em uma escola. Além da tarefa de docente em sua disciplina específica, em muitas situações são verdadeiros amigos, conselheiros, psicólogos, pai, mãe etc. Mesmo recebendo um péssimo salário, que é de fome e insuficiente para se ter uma vida digna como qualquer profissional deste Brasil. Diante deste panorama o professor continua a ser grande herói da sociedade brasileira, pouco visto e reconhecido em sua nobre missão.

 

O blog analiseagora deseja feliz Dia dos Professores.

 

Ao mestre com Carinho feliz dia dos professores!
Ao mestre com Carinho feliz dia dos professores!


O Dia do Professor é um dia para fazer uma profunda reflexão da realidade pelas quais vive este grande lutador que visa a paz e uma educação, um futuro melhor.

Mesmo assim, nunca deixarei de prestar minha singela homenagem através deste humilde blog analiseagora, a uma categoria batalhadora, defensora de seus direitos. Uma classe sofredora diante de tantos ataques promovidos pelos governantes aqueles a quem deveria zelar por todos os trabalhadores da educação. Todavia, diante das intempéries políticas e ideológicas, estão apostos todos os dias nas salas de aulas enfrentando as mais diferentes realidades, seja no ambiente físico escolar, ou perante suas próprias condições financeiras e circunstâncias pessoais diversas. Ainda assim encontram resistência para serem grandes facilitadores do processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos, que também são afetados brutalmente pelo descaso da educação em nosso Brasil.

Parabéns, professores do Brasil e do mundo, pela tua luta, garra, persistência, competência, honestidade, coragem, ética profissional em trabalhar por uma sociedade pensante construtora de sua própria história. Desejamos um feliz Dia dos Professores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.