Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

O Magistério gaúcho o pagamento do Piso Nacional, está na Justiça.

Os mestres gaúchos brigam na justiça para que a lei do piso salarial nacional seja cumprida.


A imagem no formato de livro mostra o número da lei do piso salarial  nacional dos professores.
A lei n.º11.738. Do piso salarial nacional dos professores.16/07/2008


É irritante, desgastante para os professores, mas, a realidade é essa, eles mais uma vez os professores fazem uma nova peregrinação,  na justiça para obter seus direitos já garantidos em lei federal. No entanto,  essa lei do piso nacional dos professores,  não é cumprida, nem aqui e nem em outras unidades da federação do Brasil. Contudo, já  se transformou numa  interminável polêmica, a do tão badalado,  do Piso Nacional do Magistério que o governo do Rio Grande do Sul teima em não cumprir. O valor do piso salarial dos professores em 2012 passou para R$ 1.451 e o Rio Grande do Sul, paga muito abaixo do valor determinado pelo MEC. Confira os valores pagos para 20h em 2012 no RS.

Já é um direito garantido em lei federal reconhecido pela Corte Suprema deste País, o Supremo Tribunal Federal  (STF). Contudo,  o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e mais outros governadores da federação Santa Catarina (PSD), Mato Grosso do Sul (PMDB), GO (PSDB), Piauí (PSB) e Rondônia (PSDB). Se combinaram e entraram com uma  Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.848 contra o art. 5º da Lei 11.738” (D.O.U), que trata da atualização monetária anual do piso nacional do magistério.

A tese dos governadores é que o indexador usado nessa obrigação deve ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), cuja variação no período foi de 6,08%.

Os governadores querem um reajuste abaixo da inflação.


No entanto, este índice que eles querem é o da inflação que na prática reajusta para baixo a lei do Piso Nacional do Ministério e descumprem uma decisão judicial, que determinou o índice do (Fundeb) que teve uma variação este ano de 22,2%%. Entretanto, em resposta a essa atitude do governador, o Cpers/sindicato está incentivando todos os professores a entrarem com processos individuais para reaver o pagamento do piso e também os reajustes retroativos dos salários atrasados desde sua implantação. 

Segundo a entidade sindical, representativa do magistério estadual, o número de processos já ultrapassam aos 30 mil e pode chegar a um alto volume devido a forte campanha que será implementada daqui para frente. O fórum de Porto Alegre está superlotado de ações judiciais e o Ministério Público Estadual pode transformar estas ações em coletiva porque são pertinentes.


Os professores correm o risco de não ter salário reajustado de acordo com a lei.


Contudo, mais uma vez os professores desses estados, correm um eminente e sério risco de não terem um pagamento salarial reajustado dignamente como manda o STF igual em todo o Brasil; que é pelo (Fundeb).  Porque nestes estados tem que ser diferente? Não somos uma República Federal onde a Constituição deve ser respeitada? A lei  é federal e serve  para todos? Porque  alguns estados devem ser diferenciados dos demais?  São questionamentos que ficam sem respostas. Só a justiça poderá responder ao fazer valer a lei.  Portanto, se acredita que a justiça e com certeza  fará cumprir o que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal.


Para esses governadores a educação não tem valor.


Todos estes governadores deixam evidente que a educação nunca foi e nunca será prioridade em seus governos. Até no período de suas campanhas para os estados ao utilizarem  a educação, de forma demagógica e falsamente teceram  elogios a este setor como prioridade, entretanto,  após eleitos tornam-se uma espécie de “inimigos da educação” como tem dito sempre o CPERS/Sindicato. 

No entanto, diante de plena campanha eleitoral municipal,  onde existem nos estados muitas prefeituras administradas por estes partidos e que estão na tentativa da reeleição, todavia, seus governadores aplicam mais essa paulada na educação. Eles  contradizem que seus candidatos pregam sobre educação,  que são  tremendas falácias  para quem pretende,  que seus apoiadores se perpetuem no poder municipal.

Comentários

  1. Todos estes governadores deixam evidente que a educação nunca foi e nunca será prioridade em seus governos. Até no período de suas campanhas para os estados ao utilizarem a educação, de forma demagógica e falsamente teceram elogios a este setor como prioridade, entretanto, após eleitos tornam-se uma espécie de “inimigos da educação” como tem dito sempre o CPERS/Sindicato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.