Pular para o conteúdo principal

A bola de futebol

CONHEÇA A HISTÓRIA DA BOLA DE FUTEBOL

 Todas as coisas que nós seres humanos temos em nosso tempo que facilitam a viver melhor e usufruímos com qualidade, sofisticação, usando tecnologia de ultima geração em todas as áreas onde atuamos no dia-a-dia, seja no trabalho ou no lazer, essas coisas têm um inventor e uma história
bolas usadas nas copas de 1930/34


Todas as coisas que nós seres humanos temos em nosso tempo que facilitam a viver melhor e usufruímos com qualidade, sofisticação, usando tecnologia de ultima geração em todas as áreas onde atuamos no dia-a-dia, seja no trabalho ou no lazer, essas coisas têm um inventor e uma história. Existem coisas que se tornaram impossível encontrar o primeiro autor. Mesmo que seja um objeto popular que faça parte da história do lazer esportivo da humanidade que teve seu artífice, não se sabe exatamente qual nação e exata época foi inventando. É o caso da bola de futebol, que faz a festa em todo o planeta terra todos os dias do ano. 


Em qualquer parte deste mundo sempre tem uma bola rolando, construindo amizades, unindo povos, fazendo a festa de milhões de pessoas. Pode fazer uma exaustiva pesquisa nos livros de história e enciclopédias não se tem nada de preciso. Tudo que temos são pesquisas aceitáveis de contestações.  Recheadas de mirabolantes lendas para tentar descobrir quem primeiro criou a bola de futebol. Há certa unanimidade que tudo teve seu ponto de partida com os chineses, mas são especulações vulneráveis sem uma conclusão cabal. Sobre o legítimo criador desse objeto tão popular no mundo e não se chega a uma real definição da nação, do inventor e nem da precisão da data do surgimento da bola.

 Há certa unanimidade que tudo teve seu ponto de partida com os chineses, mas são especulações vulneráveis sem uma conclusão cabal. Sobre o legítimo criador desse objeto tão popular no mundo e não se chega a uma real definição da nação, do inventor e nem da precisão da data do surgimento da bola.Deixando as especulações para aguçar uma discussão mais acurada de lado, vamos permanecer numa retrospectiva panorâmica da história da bola. Como é do conhecimento de toda a bola de futebol, teve provavelmente sua origem com os chineses passando por todos os povos e épocas da história e tendo sua evolução entre os séculos VIII e XIX até os nossos dias.   Hoje a bola de futebol é o ícone do esporte em todos os recantos do mundo. Desde o campo de futebol mais simples do bairro onde habitamos e nos conhecemos face a face, olho no olho e pelo nome. Aos monumentais estádios do mundo distante de milhões de espectadores. Pois acontece uma relação distante e ao mesmo tempo perto através das mega transmissões das poderosas agências de comunicações incluindo a TV sejam abertas ou fechadas.


A própria internet que nos aproxima com mais rapidez ultrapassando todos os limites e mostra a bola sendo chutada no momento exato do goool, pelos nossos atletas dos clubes do coração ou da seleção de cada nação. Fazendo a festa de uma torcida e a tristeza de outra. É o papel da bola, ser a algoz de uma torcida e a gentil de outra. Ela é a juiz de quem fez um bom jogo, o jogo justo o da união entre os povos. Ela julga cegamente de acordo com os atos dos protagonistas de uma decisão, seja de um time de rua, amador, de um grande clube ou da melhor seleção de um país, ela exclama o veredito final de vencedor glorioso.

Portanto, não importa quem foi o mentor que teve esta iluminada ideia de gerar algo que mexe com as emoções das nações do mundo. Não importa que material fosse produzido o protótipo da bola de futebol. Também não importa que tecnologia esteja aperfeiçoando a bola. A cima de tudo a bola é o objeto de cobiça de todos. Sendo profissional ou não e principalmente na hora do jogo quando todos querem ser seu dono para chutar no fundo da rede e produzir o grito preso da alegria do goool.
A famosa jabulane e no Brasil, a próxima copa de 2014 vai ser a Brazuca. Esta vai escrever nos gramados brasileiros mais um capítulo da sua história e do futebol. Mundo redondo, bola redonda, rolando de nação em nação, todos os dias construindo a união dos povos de mãos dadas do centro campo simbolizando um mundo de alegria, união e paz.
bola da copa de 2014 no Brasil 
Cada copa do mundo a bola acompanha as tecnologias mais avançadas e rompem as regras das entidades que administram o futebol a nível nacional e internacional. Cada bola tem seu nome oficial que representa o país sede ou a marca da fábrica que produz e comercializar para mundo. Desde a copa de 1930 a bola obteve uma extraordinária evolução. A pesada bola de couro sofreu uma grande metamorfose. Cada evento esportivo mundial a bola ganha uma nova cara, marca ou carinhoso nome, a exemplo da ultima copa da África do Sul. A famosa jabulani e no Brasil, a próxima copa de 2014 vai ser a Brazuca. Esta vai escrever nos gramados brasileiros mais um capítulo da sua história e do futebol. Mundo redondo, bola redonda, rolando de nação em nação, todos os dias construindo a união dos povos de mãos dadas do centro campo simbolizando um mundo de alegria, união e paz.







I