Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Feriado de corpus Christi.

Feriado religioso para descansar do trabalho e renovar a fé.

A imagem mostra um lindo tape colorido uma grande obra de arte religiosa onde o artista expressa sua fé.
Tape de serragem do feriado de Corpus Christi.
Se seu município ou região estão hoje em feriado você saberá o porquê?  Pelo nome deste dia-santo já se percebe que é um feriado religioso celebrado em vários municípios do Brasil e do mundo. Visto que é um feriado móvel, isto é não fixo, para todo o país. Em nosso país existem os chamados feriados fixo e móvel. Sendo assim, cada cidade celebra este feriado religioso de acordo com suas conveniências comerciais.
Mas nem sempre foi assim, a celebração de Corpus Christi, antigamente era considerado feriado religioso nacional onde todos guardavam. Com a aprovação da “lei n° 9.093 de 1995. Então Presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso” (fonte: D.O. U), que regulamentou as datas de feriados nacionais: cívicos, religioso e social do Brasil.
No século XII a Igreja Católica passava por um momento de crise e seu dirigente principal da Igreja o Papa Urbano IV, experimentou a necessidade de restabelecer a fé, força e a união dos católicos. Nestas condições, foi necessárias providências urgentes tais como; decretando uma bula papal onde instituía a celebração de Corpus Christi, que traduzindo do latim significa Corpo de Deus.

 Segundo esta bula papal chamada de "Transitou" fazia uma espécie de chamamento a todo povo cristão de denominação Católica a valorizar com toda fé a presença de Cristo na Santa Hóstia Consagrada. “O Papa Urbano IV foi incentivado a fazer esta festa de Corpus Christi, com as visões da freira agostiniana, Juliana de Liége, ou do monte Cornillon na França. Segundo a mesma tinha certas visões que pedia a Igreja Católica celebrar festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, sendo realizada a primeira em 1269” (fonte: Wikipédia) e se espraiou pelo mundo Cristão católico até os dias de hoje.

Em nosso país como sendo a maioria da população pertencendo a Religião Católica. Pequenas e grandes cidades de todos os Estados do Brasil enfeitam com muito amor e fé os locais da procissão do Corpo de Deus. Outras principais cidades turísticas e históricas ganham destaque, nos noticiários nacionais e internacionais. A maioria delas é dos Estados de: Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Os artistas religiosos expressam sua fé na arte dos tapes de serragens multicoloridos.

A população demonstra expressão de sua fé ao Corpo de Deus, fazendo verdadeiras obras de artes sacras, criando tapetes, quadros com figuras que registram aspectos religiosos deste dia, tudo muito coloridos. Tudo produzido com serragem, flores, areia, e tantos outros materiais reciclados pelos fiéis. Trabalho de toda a comunidade que não avaliam esforços para, enfeitarem, cedo as principais ruas de suas cidades, onde passa o cortejo. Com muita fé produzem estes trabalhos para homenagear ou celebrar a festa de Corpus Christi todos os anos. É uma verdadeira demonstração de fé do povo Católico brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.