Pular para o conteúdo principal

Asma uma doença que mata

EM PLENO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA MEDICINA A ASMA CONTINUA SEM CURA E CEIFANDO VIDAS


Uma doença perrigosa que mata


Em pleno século XXI com todo o avanço da medicina com tecnologia de ponta e pesquisas avançadas, ainda não descobriram uma medicação eficiente para o combate a uma enfermidade fatal para milhões de pacientes no Brasil e no Mundo. Com todas as pesquisas hiper -avançadas que os profissionais desta área fazem com primor não descobriram uma droga medicinal, para eliminar definitivamente esta moléstia da vida das pessoas. “Cada dia  21 de Junho, é celebrado o Dia Nacional de combate a Asma, doença que alcança mais de 22 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Apesar de ser controlável por tratamento, que é oferecida gratuitamente na rede pública, a doença ainda mata cerca de  2,5 mil pessoas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.” (fonte:EBC, 21/06/2012)
  Apenas existe uma série de medicações que simplesmente tem a função do controle. Isto se o afetado usar a medicação corretamente e seguir rigorosamente uma série de precauções determinadas pelos médicos, pode ter uma boa qualidade de vida e não morrer precocemente.  O que venha ser esta doença perigosa e sem cura? Vamos compreender melhor através da definição de uma médica de Brasília. “A asma é uma inflamação pulmonar crônica, multifatorial, transmitida geneticamente, caracterizada por episódios recorrentes de falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Na maioria dos casos, o problema começa na infância, mas pode surgir em qualquer faixa etária, como explica à alergista e imunologia a e pediátrica do Hospital da Criança, Cláudia França Valente” ( fonte:EBC, 21/06/2002)
A vigilância contra a asma deve ser sistemática não no mês de junho o dia nos 21. São fundamentais todos os momentos da vida, para os e pacientes tomarem consciência e ficarem em atenção contra esta doença avassaladora que faz vítimas por todo o mundo. Quem sofre com a asma sempre vive em estado de alerta. Sempre carrega suas armas de defesas fabricadas pelos renomados laboratórios especializados em produzir as medicações e aparelhos que ajudam em uma crise asmática súbita. Exemplos: bronco dilatador de última descoberta cientifica. Inaladores, medidores do fluxo respiratório, inaladores, nebulizadores, etc. Este ano o governo começou a distribuir gratuitamente algumas medicações que ajudam a controlar o processo asmático nos portadores.    A qualquer momento uma mera mudança de tempo, um simples resfriado ou complicações respiratórias como sinusites, alergias e ambiente com pessoas fumantes, tintas, perfumes e ou outros gases e poluentes desconhecidos são fatais para desencadear uma crise asmática que em muitos casos podem ser fatais.


“Os resultados dos exames físicos e diagnósticos ajudam a
Classificar a gravidade da asma, e a determinar a forma pela qual deveria ser tratada. A Iniciativa Global para o tratamento da Asma (GINA – sigla em inglês) classifica a doença de acordo com o grau de gravidade, em quatro níveis:
Asma intermitente: sintomas diurnos mais de uma vez por semana e sintomas noturnos menos de duas vezes por mês.
Asma leve persistente: sintomas diurnos, mais de uma vez por semana e menos de uma vez por dia. Sintomas noturnos mais de duas vezes por mês.
Asma moderada persistente: sintomas diurnos diários, e sintomas noturnos mais de uma vez por semana.
Asma grave persistente: sintomas contínuos durante o dia, e frequentes durante a noite.
Epidemiologia
De acordo com a Iniciativa Global para o Tratamento da Asma (GINA) a ocorrência mundial estimada é de 300 milhões de pessoas. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo.
Estima-se que aproximadamente 30 % de todos os pacientes com asma no mundo sejam menores de 15 anos; a asma é a enfermidade crônica que ocupa o primeiro lugar como causa de hospitalização de crianças menores de 15 anos nos Estados Unidos.
Por sua vez, os dados da América Latina mostram que no (a):
Mapa da asma no mundo América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela): a asma afeta 34,7 milhões de pessoas.
México e América Central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá): a asma afeta 5,2 milhões de pessoas.
Caribe (Barbados, Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Trinidad & Tobago e outras ilhas do Caribe): a asma afeta 3,4 milhões de pessoas. ”(fonte: MSD do Brasil )

Escrevo sobre esta doença porque a mesma tem marcado a minha vida profundamente e de uma maneira radical desde junho de 2000 a minha vida deu uma guinada de 360° graus em relação sofrimentos e também na mudança de comportamento. Após uma crise asmática súbita onde me levou a uma parada cardio respiratória.  Através do grande poder de DEUS, o meu médico conseguiu fazer reviver com sua competência, experiência e a ajuda dos aparelhos disponíveis no hospital. Contudo, devido o longo período sem oxigênio, fiquei com sequelas neurológicas irreversíveis, que interromperam toda a minha vida profissional e social. Em relação à vida profissional e projetos de estudos foram interrompidos. Como tinha planos de fazer mestrado e doutorado em Filosofia e lecionar em alguma universidade foram definhados. O que me restou foi simplesmente (até como fisioterapia) digitar com muita dificuldade algumas ideias neste blog. Para muitos talvez não seja interessante escrever sobre isso, mas para minha história tem uma excepcional importância. Com isto estou ajudando, alertando sobre os perigos da asma.  Considero de extrema importância falar como leigo para quem está sofrendo as consequências desta perigosa enfermidade que vitima milhões de pessoas por toda a parte do mundo. Apesar das circunstâncias sou feliz em está vivo. Sou um vencedor, vitorioso e ainda ter a oportunidade de falar sobre este tema denso. Talvez nem existisse fisicamente aqui, pois acredito na ressurreição e na salvação eterna em Cristo. Poder seguir as precauções rigorosas sobre esta doença e procurar alertar muitas pessoas para terem cuidados aos primeiros sintomas. E todos devem urgentemente procurar tratamento com os profissionais da medicina especializados nesta área. Assim é possível iniciar um tratamento para controlar severamente este mal.


Nebulização Por conseguinte, mesmo através da singeleza deste texto deixo uma simples contribuição para os meus companheiros portadores da asma para não serem imprudentes, mas serem vigilantes a qualquer sinal que possa provocar uma crise, pedir socorro, e implorar para ser levado (a) a um posto de saúde mais próximo ou a um hospital e até mesmo em clinicas especializadas. Nunca deixar o problema chegar ao grau severo, com consequências imagináveis. Além disso, procurar viver uma vida normal como as demais pessoas, porém consciente desta realidade que exige sempre cautela e cuidados especiais.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…