Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

Asma uma doença que mata.

O avanço da ciência e medicina, não foram capazes de curarem a asma, mas ceifa vidas.


A imagem diz:Atenção!Asma pode matar.
Em pleno século XXI, com todo o avanço da medicina, ciência e tecnologia de ponta, não encontram a cura para muitas doenças. Entre tantas se inclui na lista das enfermidades a asma. Ano a pós ano se avançam nas   pesquisas, ainda assim, não descobriram, uma única medicação eficiente, para combater a tão temida asma para milhões de pessoas.
Ela é uma doença fatal para milhões de pacientes do Brasil e do Mundo.
Os profissionais dessa área da medicina fazem suas pesquisas com muito esmero, mas parecer se transformarem em impontes diante dessa moléstia antiquíssimo. Porém, com todo esse esforço benéfico, ainda estão longe de descobriram, uma tão esperada droga medicinal, para eliminar em definitivo, essa doença da vida das pessoas.

Geralmente durante o mês de junho de cada ano é deflagrada uma campanha de prevenção e combate a esse tormento das pessoas. O dia 21 desse mês é enfatizado, como o dia nacional de combate a asma, doença que alcança mais de 22 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Apesar de ser controlável através de rigorosos tratamentos, que é oferecido gratuitamente na rede pública, a doença ainda mata cerca de 2,5 mil pessoas por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. (Fonte: EBC. (Empresa Brasileira de Comunicações, 21/06/2012).
Apenas existe uma série de medicações que simplesmente tem a função de controlar a asma. Isto se o afetado usar a medicação corretamente e seguir rigorosamente, todas as orientações dos médicos, que são precauções, o paciente poderá ter uma boa qualidade de vida. Principalmente, não morrer precocemente. 

O que venha a ser essa doença perigosa e sem cura?

Importante para compreender melhor, o que é a asma, através da definição de uma médica de Brasília. A asma é uma inflamação pulmonar crônica, multifatorial, transmitida geneticamente, caracterizada por episódios recorrentes de falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Na maioria dos casos, o problema começa na infância, mas pode surgir em qualquer faixa etária, como explica à alergista e imunologia a e pediátrica do Hospital da Criança. Cláudia França Valente.(Fonte: EBC, 21/06/2002).

A vigilância contra a asma necessita ser sistemática. E não apenas no mês de junho, no dia 21, deve ser permanente durante todos os dia do ano. São fundamentais todos os momentos da vida, para os e pacientes tomarem consciência e ficarem em atenção contra esta doença avassaladora que faz vítimas por todo o mundo. Quem sofre com a asma sempre vive em estado de alerta. Sempre carrega suas armas de defesas fabricadas pelos renomados laboratórios especializados em produzir as medicações e aparelhos que ajudam em uma crise asmática súbita. Exemplos: broncos dilatadores atualizados, de uma última descoberta cientifica. Inaladores, medidores do fluxo respiratório, inaladores, nebulizadores e etc.  

O governo iniciou a distribuição grátis de medicações para os asmáticos.

O governo Federal (PT), começou a distribuir gratuitamente algumas medicações que ajudam a controlar o processo asmático dos portadores.    A qualquer momento uma mera mudança de tempo, um simples resfriado ou complicações respiratórias como sinusites, alergias e ambiente com pessoas fumantes, tintas, perfumes e ou outros gases e poluentes desconhecidos são fatais para desencadear uma crise asmática que em muitos casos podem ser fatais.
Os resultados dos exames físicos e diagnósticos ajudam a classificar a gravidade da asma, e a determinar a forma pela qual deveria ser tratada. A Iniciativa Global para o tratamento da Asma (GINA – sigla em inglês) classifica a doença de acordo com o grau de gravidade, em quatro níveis:
Asma intermitente: sintomas diurnos mais de uma vez por semana e sintomas noturnos menos de duas vezes por mês.
Asma leve persistente: sintomas diurnos, mais de uma vez por semana e menos de uma vez por dia. Sintomas noturnos mais de duas vezes por mês.
Asma moderada persistente: sintomas diurnos diários, e sintomas noturnos mais de uma vez por semana.
Asma grave persistente: sintomas contínuos durante o dia, e frequentes durante a noite.
De acordo com a Iniciativa Global para o Tratamento da Asma (GINA) a ocorrência mundial estimada é de 300 milhões de pessoas. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo.
Estima-se que aproximadamente 30 % de todos os pacientes com asma no mundo sejam menores de 15 anos; a asma é a enfermidade crônica que ocupa o primeiro lugar como causa de hospitalização de crianças menores de 15 anos nos Estados Unidos.
Por sua vez, os dados da América Latina mostram os seguintes dados.

 Mapa da asma no Mundo e na América do Sul.

A imagem diz: asma!
1.Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela): a asma afeta 34,7 milhões de pessoas.
2. México e América Central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá): a asma afeta 5,2 milhões de pessoas.
3. Caribe (Barbados, Cuba, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Trinidad & Tobago e outras ilhas do Caribe): a asma afeta 3,4 milhões de pessoas. (fonte:Laboratório MSD do Brasil).

Essa doença transformou severamente a minha vida.

Escrevo sobre esta doença porque a mesma tem marcado a minha vida profundamente e de uma maneira radical, desde junho do ano 2000. A minha vida deu uma guinada de 360° graus em relação aos sofrimentos e na mudança de comportamento. Após uma crise asmática súbita onde me levou a uma Parada Cardio Respiratória (PCR).  Somente através do grande poder de DEUS, o meu médico conseguiu fazer reviver com sua competência, experiência e a ajuda dos aparelhos disponíveis no hospital.

Contudo, devido ao longo período sem oxigênio, fiquei com sequelas neurológicas irreversíveis, que interromperam toda a minha vida profissional e social.
Em relação à vida profissional e projetos de estudos foram interrompidos. Como tinha planos de fazer mestrado e doutorado em Filosofia e lecionar em alguma universidade foram definhados. O que me restou foi simplesmente (até como fisioterapia) digitar com muita dificuldade algumas ideias neste blog. Para muitos talvez não seja interessante escrever sobre isso, mas para minha história tem uma excepcional importância. Com isto estou ajudando e alertando sobre os perigos da asma.  

Considero de extrema importância falar como leigo para quem está sofrendo, com as consequências desta perigosa enfermidade que faz vítima a milhões de pessoas por toda a parte do mundo. Apesar das circunstâncias sou feliz em estar vivo. Sou um vencedor, vitorioso e ainda ter a oportunidade de falar sobre este tema enfadonho. Talvez nem existisse fisicamente aqui, pois acredito na ressurreição e na salvação eterna em Cristo. Poder seguir as precauções rigorosas sobre esta doença e procurar alertar muitas pessoas para terem cuidados aos primeiros sintomas. E todos devem urgentemente, procurarem tratamento com os profissionais da medicina, especializados nesta área. Assim é possível iniciar um tratamento para controlar severamente essa doença que pode ser fatal se não seguir corretamente as orientações dos pneumologistas.


Nebulização Por conseguinte, mesmo através da singeleza deste texto deixo uma simples contribuição para os meus companheiros portadores da asma para não serem imprudentes, mas serem vigilantes a qualquer sinal que possa provocar uma crise, pedir socorro, e implorar para ser levado (a) a um posto de saúde mais próximo ou a um hospital e até mesmo em clinicas especializadas. Nunca deixar o problema chegar ao grau severo, com consequências imagináveis. Além disso, procurar viver uma vida normal como as demais pessoas, porém consciente desta realidade que exige sempre cautela e cuidados especiais.🔬

Entenda a asma.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.