Pular para o conteúdo principal

Viver em harmonia com o meio ambiente


APRENDER A CONVIVER HARMONIOSAMENTE COM O MEIO AMBIENTE



Dia do meio ambiente mãos segurando o globo para preservarMais uma data de suprema importância para alertar os habitantes deste planeta sobre a preservação do meio ambiente. A (ONU) Em mais uma conferência realizada em Estocolmo, entre os dias 5 a16 de junho de 1972. Definiu ,o dia 05 de junho como, o dia mundial do meio ambiente. Pense bem já naquela época, as coisas em relação à preservação ambiental possivelmente, apresentava sintomas preocupantes com a situação ambiental que não estava boa. Continuar a ser claro quanto, ao aceleramento da destruição dos recursos naturais, em função do lucro devastador contra o meio ambiente, estaria sem controle.
Esta situação só agravou com o desenvolvimento mundial em pleno vapor, mas inconseqüente. Apresentando obviamente grandes preocupações, com absoluta certeza, para a comunidade cientifica. Nasce então, a idéia da primeira conferência internacional, para procurarem elaborar normas internacionais, com o objetivo, de mudar o pensamento ambicioso das nações que visa o crescimento, sem compromisso com o meio ambiente.  Como sempre, os cientistas que tem este compromisso clínico com o bem estar do homem e sua relação com a natureza, resolveram fazer esta preleção cujo tema era o “homem e o meio ambiente.” O tema traz em sua envergadura, o foco, da apreensão do grau de convivência nefária, do ser humano avarento, em desrespeito ao seu habitat. Hoje este tema não estaria fora da realidade ambiental, seria um tema atualíssimo. Outra vez, a comunidade cientifica juntamente com a ONU resolvessem discutir este mesmo tema, não se surpreenderiam em perceber que pouco mudou.
Tanto que, os problemas se avolumaram com grande intensidade traçando, uma perspectiva muito sombria, em relação o que vai ser para as próximas gerações viverem e terem uma afinidade saudável em função do que sobrou da cólera do desenvolvimento insano as seqüelas de uma geração doentia. Tudo isto por quer uma minoria que detém o poder político e financeiro, ditam as regras, como deve a natureza se comportar em função de seus caprichos alienado, mas em detrimento da grande maioria, que sofrem as consequências, sem poder de defesa,de barganhar, a preservação do meio ambiente, para se ter uma vida saudável.   Esta situação deplorável acontece em nível de nação poderosa em relação à nação sem poder político e financeiro no cenário internacional e domesticamente entre todos os países do mundo. Quem pode mais destrói mais, quem pode menos, destrói menos e quem não pode fazer coisa alguma, simplesmente sofre as consequências juntos. No final das contas, todos são atingidos, a natureza, não aceita regras e nem provocações lucrativas,desarmoniosas. Não admite ser adaptadas as vontades sem escrúpulos do homem demolidor, ela é sábia. Ela dar uma resposta a altura a fúria descontrolada do ser humano que percebe uma única coisa diante dos seus olhos : cifrão.
Exemplo  de lixão irregular no Brasil
O homem moderno tem que aprender a conviver harmoniosamente com seu meio natural, porque o descontrole pode muito bem da inicio a construção de um caminho sem volta, para o fim da espécie humana. Exatamente também levará como efeito cascata,a extinção dos demais seres vivos.  Dependentes de um ecossistema equilibrado, com condições de produzir meios adequados para se viver obtendo um ar puro,água limpa,alimento sem escassez,para a continuação das espécies. Pode levar centenas ou milhões de anos, mas no ritmo que anda, poderemos ter surpresas impensáveis.Não obstante se não houver políticas publicas impactantes,a níveis internacionais, dos dirigentes mundiais,para mudar a mentalidade nefasta dos governos poderosos e não poderosos, desenvolvidos em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, corporações,grandes,médias, pequenas, micro empresas,celebridades e cidadãos comuns. A situação tende partir para um processo decadente sem volta.
imagens de usinas jogando sem controle gases tóxicos na  atmosfera.
Todos sem exceção devem contribuir parar transformação do seu lugar onde vive.Começando com as coisas mais simples do cotidiano mas que faz uma diferença extraordinária para a conservação do meio ambiente e nasce a consciência de sustentabilidade, de tudo pensamos  fazer, no mundo da economia. Exemplo: como cuidar do lixo produzido diariamente,quanto tempo gasta no banho,no trabalho alertar para poluição de sua empresa que joga gases venenosos na atmosfera,não desperdiçar alimentos que faltam para muitos,não contribuir com empreendedoras que desrespeitam as leis ambientais e ajudam no desmatamento, não construir em áreas de riscos,o que é feito com azeite de cozinha, após o uso é jogado no ralo ou reciclado,os remédios vencidos dão um destino correto, raciona o consumo de energia de qualquer espécie,quais fins são dados os eletrônicos que não funcionam mais,lâmpadas usadas,as sacolas plásticas,pilhas,baterias,pinéus,moveis usados onde são depositados,contribui com queimadas, denuncia quem pratica atos criminosos contra a natureza ou fica de boca fechada sendo conivente, participam ativamente de ONG's confiáveis ,que lutam em defesa do meio ambiente, ou de movimentos,atos públicos conscientemente da situação em debate,apoiar projetos c sustentáveis ao meio ambiente?   Etc.


Portanto, como podemos perceber, a questão do meio ambiente é fato criterioso, não apenas teorias, ou simplesmente, participar de um movimento a cada dia 5 de junho e parar por aí. A problemática da demanda ambiental vai muito além ,de qualquer ato público fora do contexto complexo do tema ambiental.Todos são responsáveis em reconstruir um mundo melhor a partir das pequenas e grandes ações concretas, que vão gerar uma nova consciência de exploração da natureza para o nosso sustento sem exterminar-la.



    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vender cosméticos é excelente opção para derrotar a crise econômica pessoal e familiar.

Alternativas para derrotar a crise econômica.  Nos momentos de crise econômica não se pode permanecer parado. A venda direta de cosméticos ao consumidor é uma ótima opção de renda e ganho rápido. Não adianta permanecer parado em situações de crise econômica que afetam diretamente o núcleo familiar e pessoal, esperando as coisas acontecerem sem partir para uma incisiva ação. Esta atitude não resolverá em absolutamente nada. Pelo contrário provocará desanimo, ansiedade e muitas doenças imagináveis que impedirá de fazer qualquer coisa. Neste momento são necessárias atitudes ousadas, criativas, sobretudo muito esforço visando aumentar a renda mensal.
Melhor do que pensar em fazer empréstimos neste momento para quitar dívidas, somente irá piorar a situação para todos. Ao mesmo tempo entrar numa bola de neve monetária sem fim, para somente enriquecer os bancos e financeiras.

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença um sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença presente nos diversos setores da vida.A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante em relação à naç…