Pular para o conteúdo principal

Trabalho escravo no Brasil.

O TRABALHO ESCRAVO EXISTE DE MANEIRA ILEGAL E VELADO QUASE DESPERCEBIDO AOS OLHOS DAS AUTORIDADES.

Nestes últimos dias a imprensa noticiou vários casos de violência e, sobretudo em diversas, regiões do Brasil, casos de trabalho escravo.
trabalho escravo ainda existe no Brasil
Nestes últimos dias a imprensa noticiou vários casos de violência e, sobretudo em diversas, regiões do Brasil, casos de trabalho escravo. Temos que está atento, a esta situação do operário brasileiro, principalmente a vergonhosa condição de trabalho escravo, que permanece ativo, mesmo em meio a tantas fiscalizações, dos ministérios da justiça e trabalho, órgãos responsáveis para punir a quem desobedecer a lei de 13 de maio de 1888. A famosa, lei áurea. Esta lei livrou o nosso país deste legado, contraproducente, que marcou tristemente a história do nosso povo.

Mas infelizmente o que averiguamos é que essa prática continua nos dias de hoje. Em vários Estados da Federação do Brasil e em diversos setores, sendo os mais acentuados no meio agropecuário. Por ironia da história, onde tudo teve seu principio. Neste setor no período da colonização na expansão da agropecuária base da econômica no nosso país foi quando são milhares de cidadãos do Continente africano, foi arrancada a força de seus familiares para serem barbaramente escravizados em solo brasileiro; nas grandes fazendas de café e cana-de-açúcar.

O que mais nos deixam escandalizados e atônitos, em pleno século XXI, é o fato de um país como o nosso, fazer gabolices diante dos órgãos internais como defensor dos direitos humanos. Porém, não cumpre com seus deveres, para erradicar definitivamente este procedimento desumano.  Com todo badalado, avanço tecnológico, a disposição das autoridades que poderiam sincronizar, com maior velocidade, conectar as denúncias de relações escravagistas existente, neste país gigantesco, compartilhando, as informações para uma rigorosa investigação e punição dos culpados, mas não sabemos por quer motivo não o fazem. E com isso o trabalho escravo no Brasil permanece de maneira camuflada sem que as autoridades percebam e reprimam ao rigor da lei.

Não é sem pretexto que o movimento negro, não dar muita importância a esta data de treze de maio, mas sim o dia vinte de novembro, porque em 20 de 11 de 1695, foi covardemente assassinado pela tropa do bandeirante, Domingos Jorge Velho, o líder zumbir, do quilombo dos palmares, no município de União dos Palmares, Estado de Alagoas.

foto da lei áure
Este episódio deixa um legado relevante deste panorama da história do Brasil. É o acontecimento importante da estruturação do movimento pela criação do dia da nacional da consciência negra. Com certeza os negros redescobriram sua força dentro da sociedade brasileira. Muitas conquistas foram concretizadas a partir desta tomada pelo resgate desta consciência, porque os mais interessados foram à luta para garantir seus direitos como cidadãos que construíram a riqueza desta nação. Um exemplo prático são as cotas que são leis e garante direitos aos negros em todos os setores da nossa sociedade. Uma ação louvável para garantir a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros.



Portanto, atualmente as relações de trabalho mudaram e acompanharam as transformações do progresso fundamentado no sistema econômico capitalista, que faz uma escravidão sutil, a todos os trabalhadores brasileiros, com seus direitos trabalhistas garantidos em lei. Todavia as relações entre patrão e empregado, não evoluíram a altura de se promover uma dignidade para o trabalhador. No sistema atual o labutador produz muito além do necessário para sua subsistência. E, no entanto, não é recompensado com um salário justo, que possa custear uma qualidade de vida melhor. Tudo isto por quer, o lucro plus, das empresas não são divididos, com quem o produz, com a força de seu trabalho, o trabalhador.
mãos escravizadas uma vergonha para o Brasil
mãos exploradas

O que mais nos envergonha como nação diante do mundo, é a razão saber que existem trabalhadores sendo exploradas por patrões, como escravos, sem as mínimas as condições humanas, de trabalho recebendo simplesmente a alimentação caríssima para a sobrevivência. Sendo violentados em seus direitos, como qualquer outro cidadão. Esse procedimento abominável tem que ser rapidamente banida pelas nossas autoridades. Isso deve ser feito urgente e energicamente com todos os meios legais existentes, para coibir, esta ignomínia de nosso Brasil.


Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…