Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

Lei de acesso à informação.

Todos os cidadãos têm direito ao acesso à informação é lei.
 

A imagem diz: o acesso á informação agora é lei.
 O acesso á informação agora é lei. 


O país entra em uma nova fase de transparência das coisas públicas, com a aprovação desta novidade a lei (Leinº.12527/11) de acesso à informação. Agora todos os cidadãos brasileiros ganham em ter conhecimento para a apreciação de todos os atos, dos nossos governantes em todas as esferas administrativas da nação. Contudo, todos os órgãos das administrações dos poderes, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade de economia mista, fundações e empresas públicas.

Todos os atos destes setores deixam de ser secretos e passam para a situação de transparência, vão ser abertas ao comum (que deseja) várias “caixas pretas” até então, impalpáveis. Todas são guarnecidas pelo medo de irregularidades, é o momento superimportante para qualquer pessoa ter acesso a esses órgãos fechados a sete chaves.

Os cidadãos precisam correr atrás de suas informações.
 

Agora chegou o momento de cada um fazer a sua parte, agora existe a lei, a qual garante e tenham o direito de saber o que realmente é feito com o dinheiro se pagamos ao governo através dos impostos pesados. Todos pagam, desde a compra de um pão, aos altos tributos arrecadados através, de todos os meios do fisco: municipal, estadual e federal. Estas arrecadações engordam os cofres do governo, que geralmente são destinados a outras coisas incomuns e não voltam para o cidadão em forma de compensação para as demandas sociais.

Como sabemos muito dinheiro é desviado para alimentar a podridão dos atos corruptos de vários políticos, com pessoas sem caráter, que fazem manobras nojentas para levarem o capital para a vala comum das grandes negociatas, que incrementam o enriquecimento ilícito de poucos. Não obstante, promovendo o empobrecimento coletivo de um povo trabalhador, honesto, desprovido e ausente das políticas públicas que venham resolver a situação das indulgências em todas as áreas sociais.

Com esta lei podemos enfatizar que ela vem fortalecer o regime de governo, estamos dando um passo mais firme, rumo a uns pais que goza de uma democracia madura, sólida, comprometida com os interesses do povo. Isto só é possível onde tudo se pratica democrática e principalmente fundamentada na transparência.

A transparência é mérito da lei do acesso à informação.

 

Portanto, aqui está o grande mérito desta lei, a transparência. Nada daqui a para a frente, nenhum órgão público poderá sonegar qualquer tipo de informação ao cidadão, todos terão o dever de informar com cristalinidade qualquer pedido de esclarecimento que solicitado no prazo de vinte dias e pode ser prorrogado por mais dez. Encerrando esses prazos os órgãos serão obrigados a prestar ao cidadão um relevante justificativo por deixar de ter a informação.

O cidadão não deixe esta lei de acesso à informação inofensiva, como tantas. As quais existem e não as usufruímos em prol dos nossos direitos. Esta ferramenta é formidável para ajudar no combate a corrupção nacional, não cair no esquecimento. Todavia, por favor, valorize, use com responsabilidade, contribuindo na construção de uma democracia plena em dia, com paz e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.