Pular para o conteúdo principal

Lei de acesso a informação

TODO OS CIDADÃOS TEM DIREITO AO ACESSO A INFORMAÇÃO É LEI.


imagem que mostra o cadiado quebrado dizendo que todos os brasileiros tem acesso a  informação.O país entra em uma nova fase de transparência das coisas públicas, com a aprovação desta nova lei (Lei nº.12527/11)       de acesso à informação, todos os cidadãos brasileiros simplesmente ganham em ter conhecimento à informação de todos os atos dos nossos governantes em todas as esferas administrativas do país. E todos os órgãos das administrações dos poderes, executivo, legislativo, judiciário, ministério publico, sociedade de economia mista, fundações e empresas públicas etc.
Todos os atos destes órgãos deixam de serem secretos e passam para a situação de transparência, vão ser abertas ao público, (que deseja) várias “caixas pretas” até então, intocáveis e guarnecidas pelo medo de irregularidades, é o momento superimportante para qualquer pessoa ter acesso a esses órgãos fechados a sete chaves.

Agora chegou o momento de cada um fazer a sua parte, temos uma lei que garante que tenhamos o direito de saber o que realmente é feito com o nosso dinheiro que pagamos ao governo através dos impostos que pagamos desde a compra de um pão, aos altos tributos que são arrecadados através, de todos os meios do fisco: municipal, estadual e federal. Estas arrecadações engordam os cofres do governo, que na maioria dos casos são destinados a outras coisas incomuns e não volta para o cidadão em forma de compensação para as demandas sociais.

Como sabemos muito dinheiro é desviado para alimentar a podridão dos atos corruptos de vários políticos, juntamente com pessoas sem caráter, que fazem manobras nojentas para levarem o dinheiro para a vala comum das grandes negociatas, que incrementam o enriquecimento ilícito, promovendo o empobrecimento coletivo de um povo trabalhador, honesto, desprovidos e ausentes das políticas públicas que venham resolver a situação das indigências em todas as áreas sociais.   Com esta lei podemos enfatizar que a mesma vem fortalecer a nossa democracia, estamos dando um passo mais firme, rumo a uns pais que goza de uma democracia madura, sólida, comprometida com os interesses do povo. Isto só é possível onde tudo se pratica democrática e principalmente fundamentada na transparência.

Portanto, aqui que está o grande mérito desta lei, a transparência. Nada daqui em diante nenhum órgão público poderá sonegar qualquer tipo informação ao cidadão, todos terão o dever de informar com cristalinidade qualquer pedido de esclarecimento que solicitado no prazo de vinte dias e pode ser prorrogado por mais dez. Encerrando esses prazos os órgãos serão obrigados a prestar ao cidadão uma relevante justificativa por deixar de prestar a informação.

Cidadão não deixe esta lei de acesso à informação inócua, como tantas que nós temos e não as usufruímos em prol dos nossos direitos. Esta ferramenta é formidável para ajudar no combate a corrupção nacional, não cair no esquecimento. Mas por favor, valorize, use com responsabilidade, contribuindo na construção de uma democracia plena em diafaneidade, com paz e justiça social.         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.