Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Código florestal é para proibir o desmatamento.

O Código Florestal do Brasil proíbe o desmatamento das florestas.



A palmeira Butiá é uma das plantas em extinção, entretanto protegida pela Lei Federal de nº 11428 e Lei Estadual de nº 13.601.
Butiá uma planta em extinção no Rio Grande do Sul.


O desmatamento das florestas no Brasil é um dos problemas ambientais que precisa ser combatido com o peso da severidade da lei. Punir com rigor a todos aqueles que atentam contra o Código Florestal e continuam a cometer crimes ambientais.

O país tem leis federais suficientes para proibir os desmatamentos no Brasil, mas isso não acontece. Por quê? Falta simplesmente um poder forte, em todos os sentidos, para fazer valer essa lei de proteção ambiental da nação brasileira.

O código florestal brasileiro é a Lei de n.º 12.651, de 25 de maio de 2012. Pela então, Presidenta Dilma Rousseff não houve protestos dos ambientalistas, em função dos vetos do Governo atual do Brasil.

O principal arcabouço dessa lei é a preservação das matas originárias ou nativas em todo o território Nacional, isto é, onde existem áreas de reservas legais. Além disso, consta nesta lei de suma importância para a preservação as formas de contenção de incêndios, a proibição das reservas florestais e parques nacionais e o principal, os suprimentos financeiros da União, para instrumentalizar o código florestal, na prática, diária por completo. Sem recursos será impossível fazer o controle em absoluto do desmatamento ilegal nas áreas de proteção ambientais no país. Contudo, aqui nasce a necessidade de outras nações preocupadas com a preservação ambiental brasileira.

A Presidenta Dilma Rousseff, logo editou uma Medida Provisória (MP)para alterar e complementar o Código Florestal Brasileiro mais rígido e torná-lo  mais austeras as normas e suprir as fendas deixadas pelos vetos, questionados por vários setores organizados da sociedade defensora do meio ambiente.

A maratona para o controle dos desmatamentos no País.


Tanto o Brasil, quanto alguns países, vivem atualmente numa verdadeira maratona para encontrar soluções, para coibir os desmatamentos e colocar um fim nessa situação ruim prejudicial a todos as pessoas. No entanto, ainda assim, não conseguem porque o problema é mais complexo do que muitas pessoas imaginam. É lamentável, entretanto, existem muitas organizações criminosas que dispõe de muito dinheiro e são poderosos, e desafiam as leis ambientais do país e começam a destruir áreas florestais, onde se encontram, nos biomas naturais em extinção. Os criminosos ambientais desafiam o poder do Estado brasileiro e sem pudor, todos os dias, cortam milhares de árvores, catalogadas como, como em extinção e são cortadas em razão do lucro exorbitante.


A luta dos ecologistas é para dar um basta geral, mas não conseguem. a preservação dos biomas diversos que ainda existem na natureza e principalmente para recuperar o que foi e continua a ser destruído pela ganância, em nome do lucro inconsequente. Muitas áreas são destruídas para o agronegócio e muitas outras são arruinadas na calada da noite para a construção de resorts em locais turísticos proibidos em todo o Território Nacional. Não obstante, ainda que os órgãos de fiscalizações ambientais do país façam o embargo das obras em locais proibidos, os estragos já foram essas aéreas poderão demorar muitos anos para voltar a sua origem, se é que poderá reviver a se regenerar completamente.


Vários países estão nesta luta permanente.


Todavia, o que se sabe é a existência da preocupação de muitos países comprometidos com preservação do meio ambiente, criarem suas políticas de sustentabilidade, em conformidade com a realidade local.

Contudo, o Brasil já foi considerado em outras épocas como “o pulmão do mundo”, porque contava com a exuberante vegetação da Amazônia legal. Ainda que haja muitas e grandes divergências sobre este conceito, mesmo assim, atualmente, não se pode ter mais este privilégio deste título. Existem muitas imagens as quais falam por si sobre esse problema devastador das florestas amazônicas e de outras partes do país. Elas servem como pedido de socorro ao mundo, e para descrever a importância desta região para o Planeta Terra. No entanto, e infelizmente, devido à grande devastação desenfreada da floresta, e toda sua biodiversidade o mundo fica mais doente.

Entretanto, essa realidade ruim, não impede de todos os países se uniram para ajudar o Brasil, a interromper esse processo predatório das florestas brasileiras, com as leis, fiscalizações, apreensões, prisões e punições severas a todos aqueles que atentam contra o ecossistema do Brasil. Contudo, essa batalha não é rápida, mas sobretudo, é uma guerra permanente para defender a natureza brasileira ao rigor da lei. O desafio, não é pequeno, é gigantesco para terminar em definitivo com esse tipo de crime contra a natureza. A lei do código florestal e outras existem é preciso que se cumpra com rigorosidade para banir os predadores das flores em nome das moedas vis.


Além disso, é necessário não deixar de fora a polêmica, do intenso processo de desmatamento, histórico da mata atlântica. Inclusive e da mesma forma, se exige os inúmeros nichos ecológicos, os quais mantém os ecossistemas vivos, do país que sofreu e vem sofrendo profundas agressões determinantes, por pessoas e empresas que visam lucrar sem restaurar.


O Código Ambiental está aprovado, é lei, cumpre-se.


Portanto, mesmo não sendo o ideal, por aqueles que almejavam uma perfeição. Este código florestal sem equívoco, já é um bom início para excluir definitivamente esta prática maléfica das vegetações. Contudo, sem ambiguidade, é um grande, instrumento legal, é uma lei oficial, do governo federal, que dispõe de instrumentos constitucionais, para punir com rigor quem a partir de agora, destruir nossas florestas sem critérios, ou melhor, só com a intenção de enriquecer, sem respeitar a natureza. 

São os destruidores, predatórios sem escrúpulos da biodiversidade brasileira, os quais enriquecem de forma cruel e repugnantemente destruindo o que há de mais caro à humanidade, a natureza. Essa realidade precisa ter o mais urgente sob todos os aplausos dos que possuem sanidade saudável. 


Todavia, conservar os ecossistemas é essencial porque, eles são as bases fundamentais para o equilíbrio natural. A preservação do meio ambiente no Brasil e no Mundo será a bandeira de lutas dos próximos governos e principalmente das novas gerações que precisam viver com qualidade de vida, sem agredir a natureza, mas de maneira sustentável. Portanto, com o passar do tempo, naturalmente este código florestal, vai precisar de ajustes, talvez algo que foi vetado agora, poderá ser reavaliado e sancionado, sob um novo contexto. Com certeza, outras novas normas serão acrescentadas.


O fundamental é que hoje o Brasil tem uma lei, para proteger a natureza e abrir novas discussões e caminhos para uma sustentabilidade voltada para o desenvolvimento com responsabilidade e respeito ao ecossistema, com toda biodiversidade deste grandioso país, visando às gerações futuras, uma qualidade de vida plena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.